Por falar em internet, uma boa notícia que vem do governo (não só o federal, mas também de alguns estados e municípios) refere-se ao uso crescente de mídias online para serviços públicos. Saiu no IDG Now: é cada vez maior a quantidade de informações que o cidadão pode acessar pela internet para facilitar a sua vida e particularmente seu relacionamento com o poder público. Ainda não chegamos ao nível de alguns países europeus, onde você pode até receber pagamentos pela web, mas estamos caminhando.

Segundo a reportagem, somente a Prefeitura de São Paulo já oferece nada menos do que 70 serviços online, que vão da obtenção de guias até o acompanhamento de obras. Pelo serviço De olho na obra, por exemplo, o internauta pode saber a quantas anda a reforma de uma rua ou de um prédio público; um dos links mais acessados ultimamente é o Pontos de alagamento, onde você pode ver um mapa atualizado dos locais onde há problemas. Não sei se funciona, mas pelo menos é uma boa iniciativa. A reportagem fala ainda de serviços prestados online pelas prefeituras do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, além do governo federal e do Estado de São Paulo.

É importante todo mundo usar essas ferramentas, até para ver se realmente são eficientes e, se for o caso, apontar as falhas. Essa é uma forma de cidadania que precisa ser incentivada. E, se estamos sempre criticando os governantes em geral, não há como deixar de reconhecer que, neste caso, eles estão de parabéns.

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