Categories: Uncategorized

Novo plugue terá uma cartilha

Falar, mesmo, sobre a questão do novo padrão elétrico, pelo visto ninguém quer. As várias empresas do setor que procuramos para comentar a mudança evitam o assunto como se estivessem diante de algum vírus ou epidemia! Todas transferem o problema para a Eletros, que informa estar preparando uma cartilha com suas orientações para fabricantes, lojistas e consumidores. Quando ficará pronta, não se sabe.

Por sinal, o site da ABINEE traz uma série de perguntas e respostas sobre o novo padrão, que certamente ajuda a tirar algumas das dúvidas. Só não explica por que tudo foi feito até hoje como se o consumidor não existisse. O site da Eletros traz apenas um press-release do Ministério do Desenvolvimento, descrevendo a medida, e um PowerPoint com a íntegra do estudo realizado pelo Inmetro. Bom material de pesquisa. Mas, como a indústria está encarando essa mudança? Nenhuma palavra. Como será feita a fiscalização? Nada. Como deve agir a pessoa que acabou de adquirir um aparelho cujo conector é incompatível com a tomada nova? Idem. Como lidar com a enxurrada de aparelhos chineses que entram no País todos os dias, nenhum deles com o plugue novo? Idem.

Aliás, notícia do site Ultimo Segundo revela que já estão faltando adaptadores nas lojas. “Apenas em dezembro o governo liberou a fabricação dos adaptadores reversos”, diz lá o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos no Estado de São Paulo. “Antes só se fabricava o que liga a tomada nova ao equipamento velho, que tem menos demanda.” Enfim, é para usar adaptador ou não? Quem responde?

Em tempo: a ABINEE, ao contrário da Eletros, participou dos estudossobre o novo padrão elétrico,  junto à ABNT, e aprovou a mudança. Para quem não sabe, as duas entidades que representam a indústria têm a mesma origem. A Eletros nasceu, nos anos 90, de uma cisão dentro da ABINEE, quando os fabricantes de eletrônicos (basicamente áudio e vídeo), liderados pela Gradiente, romperam com as empresas de material e equipamentos elétricos. Hoje, os dois segmentos praticamente não se falam. Pensando bem, talvez seja por isso que o novo plugue está gerando tanta confusão.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Para se ter uma idéia da falta de esclarecimento acêrca da implantação desses malfadados plugues eu,que não me considero nenhuma"besta",por desinformação,me dei mal.Ontem chegou meu novo "mega fogão" com turbo-forno-vapor,enfim,uma maravilha...exceto pelo fato de ter vindo com o novo plugue.Optei por trocar a tomada pois fica "mais bonitinho" e adequado do que colocar um adaptador.Fui à loja,comprei a tomada,instalei e:surpresa!O plugue não entra!Voltei à loja e descobri que existem plugues e tomadas para 10 e 20 ampéres e imcompatíveis entre si!Isso que dizer que cada vez que formos mudar o aparelho que será conectado,teremos que trocar a tomada também ,de acôrdo com a amperagem do mesmo!Conclusão:já comprei 2 tomadas quando precisava de apenas uma.Com essa desiformação generalizada sobre o assunto,imaginem quanto vão faturar os fabricantes e quanto o meio ambiente vai perder com todo esse desperdício.Isso é o Brasil!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 dia ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago