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3D, para olhar de longe

Blogs e sites de tecnologia pelo mundo afora estão recheados de notícias sobre TV e vídeo 3D. Parece que há uma obsessão generalizada pela nova tecnologia, estimulada evidentemente pelos estúdios de cinema e abraçada por emissoras de televisão e fabricantes de equipamentos. Num levantamento rápido, descobrimos nada menos do que 20 produções de cinema feitas em 3D a ser lançadas este ano, incluindo sucessos garantidos, como os novos Harry Potter, Shrek e Toy Story. E, como comentei ontem, há uma espécie de rali para ver quem lançará os primeiros aparelhos compatíveis e quem colocará no ar os primeiros programas em 3D.

Falo, naturalmente, dos mercados europeu e americano. No Brasil, vai demorar algum tempo até que tenhamos programas transmitidos ao vivo pela TV em 3D. Já tivemos a experiência da Globo no Carnaval, que comentamos aqui, e neste fim de semana haverá algo similar na Band, que promete transmitir a corrida de Fórmula Indy, nas ruas de São Paulo, também em 3D. Nos dois casos está presente a Sony, fornecendo câmeras e equipamentos de edição. Também nos dois eventos, as imagens são geradas somente para lugares determinados, em circuito fechado, num balão de ensaio para o que virá no futuro (provavelmente em 2011). Antes, na Copa do Mundo, a Globo planeja repetir a experiência do Carnaval, transmitindo alguns jogos em 3D para locais específicos de São Paulo e Rio de Janeiro, somente para convidados. Como se sabe, na Copa a Sony também vai dar as cartas, como patrocinadora oficial, fornecendo todos os equipamentos de captação, transmissão etc.

Mas a mais recente curiosidade sobre 3D vem justamente da Sony. Notícia do The Wall Street Journal: os TVs 3D da marca virão com um sensor para impedir que as crianças fiquem muito perto do aparelho. A idéia surgiu da eterna preocupação dos pais com o fato de seus filhos assistirem televisão quase grudados na tela. O sensor da Sony será programado para apagar a tela se a criança se aproximar a menos de 1 metro de distância. A justificativa é que a imagem 3D é ainda pior para os olhos que a de um televisor convencional (vejam acima o desenho distribuído pela Sony do Japão para orientar os usuários). Diz a empresa que o sensor – cujo nome técnico é IPS: Intelligent Presence Sensor – é capaz de identificar se quem está na frente do TV é de fato uma criança (ou algum adulto hiper-curioso)!!!

Os TVs 3D da Sony são aguardados para junho no mercado japonês, a um preço sugerido equivalente a cerca de 3.900 dólares (para o modelo de 46″). Em geral, os TVs japoneses chegam aos mercados ocidentais com preços 30% a 40% mais baixos. A conferir.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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