Categories: Uncategorized

3D nas ruas de São Paulo

Conforme comentei aqui anteontem, a TV 3D será uma das atrações paulistanas neste fim de semana, durante a prova de Fórmula Indy, que pela primeira vez será disputada nas ruas da cidade. Num grande esforço técnico, a Rede Bandeirantes irá gerar sinal 3D HD da corrida, e esse sinal será levado ao ar pela operadora Net, através do seu canal 703, exclusivamente para quem tem os decoders HD ou HD Max. A Net já havia feito o mesmo com a Globo, durante o Carnaval. Faz parte de seus testes para avaliar a possibilidade de lançar programação em 3D ainda este ano. Claro que só vai poder ver as imagens quem tiver um televisor 3D (e os óculos), mas não deixa de ser uma iniciativa pioneira. Já tive oportunidade de ver imagens tridimensionais de corridas e posso garantir que são espetaculares; aliás, eventos esportivos deverão ser uma das grandes atrações da TV 3D, quando estiver no ar.

Se a experiência for bem sucedida, é quase certo que a Net repetirá a dose durante a Copa do Mundo. E, até lá, é bem possível que já tenhamos televisores 3D à venda no Brasil.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Prezado Orlando,

    Estão lançando também, este mes, o BD Shrek 3 e o 3D nos cinemas não está apenas em IMAX! Mas minha pergunta ainda não foi respondida.O software(filme)pode ser produzido com a mais moderna tecnologia (câmera HD tri lens,etc) e, com os óculos, vamos estar assistindo em 3D HD.No que o TV e o BD player (hardware) ajudam nisso? Não estou preocupado com a resolução mas com o efeito 3D. Em outras palavras, no que consiste essa tecnologia de TV e BD Player na reprodução do 3D que a Samsung está lançando quase que em surdina no Amazon.com por apenas US$ 800.00 a mais?
    Vou um pouco mais além com relação à minha dúvida. Avatar não teria o número de espectadores que tem tido se fosse necessário um hardware especial para reproduzí-lo. Somente para assistí-lo ( óculos).Você imaginou o volume de investimento que as salas de projeção teriam que fazer da noite para o dia para passar filmes em 3D? Não seria economicamente viável. Daí a minha dúvida : porque nós, mortais comuns, precisamos de hardwares (TV e players) especiais????? Muito obrigado pelo esclarecimento.

    • Caro Roberto, para exibir imagens em 3D um cinema precisa, pelo menos, de um projetor e uma tela compatíveis com esse formato. Os padrões mais usados atualmente no mundo Imax e RealD. Ambos são capazes de converter imagens de 2D para 3D, mas os melhores resultados são obtidos quando a filmagem é feita com câmeras do mesmo formato. Num equipamento doméstico, acontece algo similar: tanto o player quanto o TV precisam ser compatíveis. Alguns TVs também convertem imagens 2D para 3D, mas se o sinal original já vier em 3D o resultado será melhor, pois não precisará passar por um estágio de conversão. Mais informações estão no hot site TV 3D: http://revistahometheater.uol.com.br/hotsites/3d/. Abs. orlando

  • Obrigado,Orlando, pela resposta. Tenho lido muito sobre o assunto inclusive o link que vc passou.E não apenas matérias aqui do Brasil. Tenho entrado em links americanos também e, por isso, minha "teimosia" (ainda) em não aceitar que tenho que trocar todos os meus equipamentos para poder "ver em 3D". Basta adequar meu hardware atual. Parece semântica mas não é. Existe, entre esses dois conceitos _ comprar hardware 3D heady ou adequar o que eu tenho _ uma diferença de alguns milhares ... de dólares!Os seus comentários e os próprios artigos da HT deixam no ar esses dois aspectos. Até a explicação sobre HDMI 1.4a faz isso como vc poderá ver pelos comentários dos leitores!Como sou apenas um consumidor leigo, procuro em vocês, experts no assunto, respostas para minhas dúvidas.É por isso, acredito, que existem publicações como a HT, não? E a leio muito pois é de excelente qualidade.Muito obrigado, novamente.Abs,Roberto.

  • Taí. É uma dúvida que eu tenho também. E acredito que a necessidade de comprar equipamentos "compatíveis" seja apenas uma questão mercadológica. Digo isso porque as imagens reproduzidas na tela são em 2D! O que cria o efeito de imersão são os óculos, responsáveis por "interpretar" aquelas imagens 2D duplicadas e desfocadas. Ou seja, o 3D é única e exclusivamente uma ilusão de ótica baseada em imagens 2D.

  • Como tenho a NET HD Max, pude ver no Canal 703 a transmissão experimental da fórmula Indy. São duas imagens side-by-side (2D em HD)feitas por uma única câmera com ângulos específicos.No telão do Anhembi na sala VIP da Band(de onde a transmissão estava sendo feita)as imagens são idênticas àquelas que vemos em filmes 3D,ou seja, ligeiramente sobrepostas.Entendo que sim, o projetor (ou a TV) faz isso e, com a ajuda dos óculos, dão a sensação de profundidade.Acredito, hoje, que realmente é necessária alguma modificação no hardware(TV)mas nada de trocar equipamentos (incluindo cabos HDMI 1.4a).Acredito que um software é suficiente para "adequar" o hardware.

  • Prezado Barrozo,se eu ligar o meu Blu Ray e "passar" um BD 3D (Avatar), como eu vejo a imagem em minha TV LCD Full HD? Sem os óculos especiais, claro. Obrigado.

  • Prezado Barrozo, Creio que poderei ajudar muitos dos que tem a mesma dúvida que eu. No site da Best Buy, existe um tópico específico de 3D que diz TUDO o que alguém precisa saber (com explicações técnicas, inclusive) que não deixam muitas dúvidas mas, até eles reconhecem que não sabem tudo ainda ( nem os fabricantes) sobre os impactos do 3D nos " current equipment".Veja o copy & paste:
    Perg. "Will any of my current home theater equipment work with full HD 3D? "
    Resp."Unfortunately, the answer to this is still somewhat unclear and potentially frustrating. To be honest, a few of these questions won't be resolved until the new 3D-ready product enters the marketplace and customers attempt to use older home theater equipment to set up their systems. Manufacturers will learn from this process, and as we learn more, we'll share it here."

    Muito clara e honesta a resposta deles, não?
    Abs...Roberto

    • Olá Roberto, obrigado pelas informações. De fato, a tecnologia 3D ainda está em sua infância, quando se fala em alta definição e transmissões de televisão. São vários os problemas ainda sem uma solução definitiva: sincronismo, largura de banda, processamento do sinal etc. Respondendo a uma de suas perguntas: os displays atuais não conseguem decodificar o sinal 3D. Portanto, se você ligar um TV comum no Blu-ray player 3D, terá uma imagem comum (2D). Essa é uma das poucas certezas que se tem. Quanto à questão do HDMI, será preciso ver na prática. Sabe-se que a versão 1.4a trabalha com taxas de transferência de dados mais altas. Conectores HDMI 1.3 podem não suportar a carga de dados num filme 3D HD; nesse caso, o filme pode travar ou até nem ser reproduzido. Não é apenas uma questão de software, mas de capacidade de transmissão de uma quantidade maior de dados. Isso também afeta as emissoras, que irão precisar transmitir mais dados sobre uma mesma banda de freqüências. Enfim, ainda vamos descobrir muita coisa sobre essa tecnologia. Abs. Orlando

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

12 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago