Faz tempo que não comento aqui o problema do novo padrão elétrico. Continuo esperando para ver a prometida “cartilha” que o Inmetro nos informou estar preparando, em parceria com a Abinee, para esclarecer as dúvidas dos usuários – e como há dúvidas! Tinha pensado em não tocar mais no assunto – que, confesso, sempre me provoca revolta – até saber que esclarecimentos seriam esses. O primeiro prazo era final de fevereiro. Vamos ver quanto tempo demora essa bendita cartilha.
Agora, sou obrigado a quebrar minha promessa, diante da manifestação de um leitor a propósito de um de meus primeiros comentários sobre o tema, escrito em outubro (vejam aqui). Diz ele que estão acontecendo batidas nas lojas que vendem acessórios elétricos para punir aquelas que continuem vendendo cabos e conectores do padrão antigo. Vamos investigar. O leitor não explica que lojas são essas nem quem as estaria visitando. Mas não duvido que seja verdade. Essa mudança de padrão é tão absurda que é bem possível alguém estar posando de “fiscal” para achacar os comerciantes. Seria a pior maneira de fazer pegar o novo plugue elétrico. Um verdadeiro caso de polícia.
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…
A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…
Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…
Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…
View Comments
Barrozo e a investigação prometida?
Lembrando dos prazos da resolução 08/2005 do Conmetro:
Proibição de plugs e tomadas incorporados em aparelhos em desacordo com a norma:
01/01/2010 - fabricação e importação.
01/01/2010 - comercialização por fabricantes e importadores.
01/07/2011 - comercialização por varejistas e atacadistas.
Proibição de plugs e tomadas avulsos em desacordo com a norma:
01/01/2011 - comercialização por atacadistas e varejistas.
Ou seja, se alguém "fiscalizou" alguma loja, na verdade cometeu um crime!!! Deve ser denunciado!!!
Barrozo, acho que seus leitores merecem o esclarecimento deste caso:
houve mesmo a achaque e deve ser denunciado à polícia
OU ENTÃO,
foi papo furado e os demais leitores devem ser informados!!!
Saudações.
Caro Renato, concordo totalmente: essas tais "blitz" seriam um crime, daí porque demos a notícia, que nos foi passada por um leitor comentando o post anterior (25/03). Pedimos ao leitor que desse mais detalhes e estamos aguardando. De fato, pode ter sido alarme falso. De qualquer forma, nosso papel é divulgar as informações, não chamar a polícia, certo? Lembro apenas que nem mesmo o prazo de 01/01/2010 está sendo cumprido: muitos fabricantes continuam entregando produtos com o plugue antigo. E as pessoas, sem orientação, continuam comprando. Abs. Orlando
Barrozo, peço um favor. Apague meu post anterior e este também.
Desisti de tentar usar o bom senso neste assunto! As pessoas estão agindo com o fígado e não com o cérebro. Vou esperar que os fatos consumados se imponham.
Releia sua nota com isenção: você repercutiu um boato (com a subjacente atribuição de culpa ao "sistema") e até agora não apurou se correspondia ou não à realidade dos fatos, por estar irritado com o assunto.
Cansei de tentar ser racional. Infelizmente perdeste um leitor (já apaguei da lista de favoritos de meu navegador).
Inté qualquer dia...
Olá Renato, só agora li seu segundo comentário. Lamento profundamente essa sua postura. Com o fígado ou com o cérebro, nosso papel é tentar esclarecer as pessoas. Vamos continuar tentando. Se você desistiu, é uma pena. Abs. Orlando