Faz tempo que não comento aqui o problema do novo padrão elétrico. Continuo esperando para ver a prometida “cartilha” que o Inmetro nos informou estar preparando, em parceria com a Abinee, para esclarecer as dúvidas dos usuários – e como há dúvidas! Tinha pensado em não tocar mais no assunto – que, confesso, sempre me provoca revolta – até saber que esclarecimentos seriam esses. O primeiro prazo era final de fevereiro. Vamos ver quanto tempo demora essa bendita cartilha.

Agora, sou obrigado a quebrar minha promessa, diante da manifestação de um leitor a propósito de um de meus primeiros comentários sobre o tema, escrito em outubro (vejam aqui). Diz ele que estão acontecendo batidas nas lojas que vendem acessórios elétricos para punir aquelas que continuem vendendo cabos e conectores do padrão antigo. Vamos investigar. O leitor não explica que lojas são essas nem quem as estaria visitando. Mas não duvido que seja verdade. Essa mudança de padrão é tão absurda que é bem possível alguém estar posando de “fiscal” para achacar os comerciantes. Seria a pior maneira de fazer pegar o novo plugue elétrico. Um verdadeiro caso de polícia.

4 thoughts on “Plugues, um caso de polícia?

  1. Barrozo e a investigação prometida?

    Lembrando dos prazos da resolução 08/2005 do Conmetro:

    Proibição de plugs e tomadas incorporados em aparelhos em desacordo com a norma:
    01/01/2010 – fabricação e importação.
    01/01/2010 – comercialização por fabricantes e importadores.
    01/07/2011 – comercialização por varejistas e atacadistas.

    Proibição de plugs e tomadas avulsos em desacordo com a norma:
    01/01/2011 – comercialização por atacadistas e varejistas.

    Ou seja, se alguém “fiscalizou” alguma loja, na verdade cometeu um crime!!! Deve ser denunciado!!!

    Barrozo, acho que seus leitores merecem o esclarecimento deste caso:
    houve mesmo a achaque e deve ser denunciado à polícia
    OU ENTÃO,
    foi papo furado e os demais leitores devem ser informados!!!

    Saudações.

  2. Barrozo, peço um favor. Apague meu post anterior e este também.

    Desisti de tentar usar o bom senso neste assunto! As pessoas estão agindo com o fígado e não com o cérebro. Vou esperar que os fatos consumados se imponham.

    Releia sua nota com isenção: você repercutiu um boato (com a subjacente atribuição de culpa ao “sistema”) e até agora não apurou se correspondia ou não à realidade dos fatos, por estar irritado com o assunto.

    Cansei de tentar ser racional. Infelizmente perdeste um leitor (já apaguei da lista de favoritos de meu navegador).

    Inté qualquer dia…

  3. Caro Renato, concordo totalmente: essas tais “blitz” seriam um crime, daí porque demos a notícia, que nos foi passada por um leitor comentando o post anterior (25/03). Pedimos ao leitor que desse mais detalhes e estamos aguardando. De fato, pode ter sido alarme falso. De qualquer forma, nosso papel é divulgar as informações, não chamar a polícia, certo? Lembro apenas que nem mesmo o prazo de 01/01/2010 está sendo cumprido: muitos fabricantes continuam entregando produtos com o plugue antigo. E as pessoas, sem orientação, continuam comprando. Abs. Orlando

  4. Olá Renato, só agora li seu segundo comentário. Lamento profundamente essa sua postura. Com o fígado ou com o cérebro, nosso papel é tentar esclarecer as pessoas. Vamos continuar tentando. Se você desistiu, é uma pena. Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *