Categories: Uncategorized

Concentração não é só aqui

No mesmo dia em que foi anunciado o segundo grande negócio do varejo brasileiro nos últimos quatro meses (o primeiro, é claro, foi a fusão entre Pão de Açúcar e Casas Bahia), saiu nos EUA uma notícia semelhante: a BestBuy, maior rede varejista de eletrônicos do mundo, está prestes a adquirir o controle da Radio Shack, uma de suas concorrentes. O negócio, estimado em US$ 3 bilhões, estaria sendo articulado pelo banco JP Morgan Chase, a pedido da Shack. Com cerca de 4.500 mil pontos de venda espalhados pelos EUA, essa rede é (ou foi?) uma espécie de Coca-Cola dos eletrônicos, marca quase centenária que faz parte da vida de milhões de americanos. Fundada em 1921, sempre foi muito forte em informática, telefonia e acessórios (a foto é dos anos 60). Falta-lhe agora justamente o capital necessário para brigar de igual para igual com redes como… a própria BestBuy.

É a tal concentração, de novo. Sim, você e eu já vimos esse filme antes.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Se essas fusões de lojas for para beneficiar o comprador,que venha com preço bom tudo bem.

  • Os nichos são um pouco diferentes, pois a Radio Shack, atua mais com componentes eletronicos, acessorios e aparelhos de pequeno porte. No fim, não vejo lá grande vantagem para o final custumer...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago