Categories: Uncategorized

Mais um grande varejista

A fusão entre a rede baiana Insinuante e a mineira RicardoEletro cria o segundo grupo varejista do País, com um total superior a 500 lojas e faturamento próximo dos R$ 4 bilhões anuais. À frente, apenas o Pão de Açúcar e suas recém-incorporadas Casas Bahia e Ponto Frio, que somam mais de R$ 22 bi. É a concentração chegando ao segmento mais dinâmico da economia brasileira, o que está sendo interpretado pelos especialistas como uma tendência irreversível: em meio à competição alucinante, as empresas só conseguem sobreviver se crescerem; e a fusão ainda é a forma mais rápida – e barata – de crescimento.

Luis Carlos Batista e Ricardo Nunes, donos das duas redes, garantem que não pretendem fechar lojas; ao contrário, têm planos de expansão especialmente para a região Sudeste e acenam com a contratação de aproximadamente 15 mil novos funcionários. Argumentam que quase não há sobreposição, até porque atuam em áreas diferentes. Enquanto a Insinuante é mais forte no Nordeste, a RicardoEletro tem maior presença no Sudeste e Centro-Oeste. Juntas, têm condições de incomodar redes tradicionais, como a Magazine Luisa, se decidirem entrar no território paulista.

Ao darem a notícia, hoje, os dois empresários anunciaram um plano de duplicar o número de lojas em quatro anos. E prometeram também não aumentar seus preços. “Não vou deixar o consumidor pagar mais caro”, garante Nunes, que será o presidente da nova empresa, cujo nome não deixa dúvidas quanto à ambição dos dois grupos: “Máquina de Vendas”.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Conheço muito bem a polìtica de preços praticada pela RicardoEletro aqui em BH.Comparando com as outras concorrentes,não vejo tanta diferença entre elas em relação ao consumidor final. Espero que realmente haja disputa de mercado ou,será mais um monopólio como nas grandes coorporações.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago