Categories: Uncategorized

Mais um grande varejista

A fusão entre a rede baiana Insinuante e a mineira RicardoEletro cria o segundo grupo varejista do País, com um total superior a 500 lojas e faturamento próximo dos R$ 4 bilhões anuais. À frente, apenas o Pão de Açúcar e suas recém-incorporadas Casas Bahia e Ponto Frio, que somam mais de R$ 22 bi. É a concentração chegando ao segmento mais dinâmico da economia brasileira, o que está sendo interpretado pelos especialistas como uma tendência irreversível: em meio à competição alucinante, as empresas só conseguem sobreviver se crescerem; e a fusão ainda é a forma mais rápida – e barata – de crescimento.

Luis Carlos Batista e Ricardo Nunes, donos das duas redes, garantem que não pretendem fechar lojas; ao contrário, têm planos de expansão especialmente para a região Sudeste e acenam com a contratação de aproximadamente 15 mil novos funcionários. Argumentam que quase não há sobreposição, até porque atuam em áreas diferentes. Enquanto a Insinuante é mais forte no Nordeste, a RicardoEletro tem maior presença no Sudeste e Centro-Oeste. Juntas, têm condições de incomodar redes tradicionais, como a Magazine Luisa, se decidirem entrar no território paulista.

Ao darem a notícia, hoje, os dois empresários anunciaram um plano de duplicar o número de lojas em quatro anos. E prometeram também não aumentar seus preços. “Não vou deixar o consumidor pagar mais caro”, garante Nunes, que será o presidente da nova empresa, cujo nome não deixa dúvidas quanto à ambição dos dois grupos: “Máquina de Vendas”.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Conheço muito bem a polìtica de preços praticada pela RicardoEletro aqui em BH.Comparando com as outras concorrentes,não vejo tanta diferença entre elas em relação ao consumidor final. Espero que realmente haja disputa de mercado ou,será mais um monopólio como nas grandes coorporações.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago