Categories: Uncategorized

Marca “iPad” já tem dono no Brasil

A revelação, que para mim foi uma surpresa, saiu na edição de hoje da Folha de São Paulo: a Apple não poderá tão cedo lançar no Brasil seu iPad. A marca já tem dono aqui. Trata-se da empresa Transform, que a registrou em janeiro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). A Transform é uma empresa paulista que atua em vários segmentos, inclusive o de informática, no qual distribui notebooks da marca Acer. Para azar de Steve Jobs, a IP Application Development, contratada pela Apple para registrar a marca em vários países, chegou ao Brasil somente em março. Diz a Folha que a Apple enfrenta o mesmo no problema no Japão, onde a marca “iPad” pertence à Fujitsu, e em alguns países europeus, onde o registro é da STMicroelectronics, fabricante suíça de componentes.

É de se perguntar para que serve a subsidiária brasileira da Apple, se não consegue cuidar de algo tão básico quanto o registro de uma marca mundial. Há pelo menos seis meses sabia-se que a Apple planejava lançar um tablet… Me faz lembrar que tempos atrás a Gradiente registrou a marca “Playstation”, impedindo a Sony de usá-la aqui. Coisa de gente muito esperta. O caso mais célebre do gênero aconteceu nos anos 70, quando Matias Machline registrou em seu nome a marca “Sharp”. Quando os japoneses quiseram iniciar sua operação no Brasil, tiveram que dar a Machline a sociedade no negócio, que gerou na época a maior indústria eletrônica brasileira.

Esse pessoal da Transform deve estar pensando como ele.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Isso é puro mau-caratismo... Mas que a Apple Brasil é de uma incompetência ímpar, isso é. Será que o Jobs sabe disso em detalhes? Difícil entender, afinal é o maior mercado da América Latina e maior, inclusive, que muitos países europeus.

    Abs

    Julio

  • Pensaram neles e prejudicaram todos os que querem comprar o produto pelas vias normais no Brasil....!Certas coisas não deviam ser permitidas pelos orgãos que regulam o setor....é o mesmo que querer registrar o nome DEUS no mundo visando que quando o Senhor aqui chegar não poder usar essa denominação.

    Abraços
    Ribeiro

  • Pelo que sei a Transform já há muito tinha pedido o registro da marca Ipad. Como o processo de registro demorou, só em janeiro ficou efetivo, que coincidiu com o pedido da Apple no Brasil. Azar da Apple!

    Miguel

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago