Categories: Uncategorized

Me dá o meu fundo aí!

O governo encontrou uma excelente maneira de pressionar as operadoras telefônicas a aceitarem as novas regras da banda larga. Bastou consultar o último relatório da Anatel sobre a gestão dos fundos de telecomunicações. Com sua conhecida agilidade, a agência “descobriu”, só agora, que grande parte das operadoras simplesmente NÃO RECOLHE o que deveria ao Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) e ao Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações). Detalhe: os dados que acabam de ser divulgados referem-se aos anos de 2005 e 2006, segundo o site Tela Viva.

É isso mesmo: somente em abril de 2010 – isto é, com quatro anos de atraso – a Anatel finalizou a análise dos recolhimentos aos tais fundos, que são obrigatórios, no período. E os números são impressionantes: R$ 1,467 bilhão a menos no Fust e R$ 1,266 a menos no Funttel, naqueles dois anos. Em seu relatório, a agência promete que este ano entrega os dados referentes a 2007, 2008 e 2009.  E não explica como deixou esse dinheiro vazar, já que é o órgão encarregado da fiscalização.

Talvez no próximo governo surja uma explicação. Por ora, o governo ganha mais uma arma em sua luta contra as operadoras. Nesta sexta-feira, os presidente das teles foram a Brasilia ouvir de vários ministros os detalhes sobre o papel da Telebrás no Plano Nacional de Banda Larga, cujo decreto o presidente Lula deve assinar nos próximos dias. E saíram elogiando o projeto, quando todo mundo sabe que as operadoras não querem nem ouvir falar em Telebrás.

Por que será?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • É SIMPLESMENTE INACREDITÁVEL COMO NESTE NOSSO PAÍS OS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO SÓ VÊEM O QUE QUEREM VER. NOSSO DINHEIRO SAI E ENTRA NO PAÍS DE FORMA TAO DESCARADA QUE COISAS ASSIM ACONTECEM TODOS OS DIAS. E DE VEZ EM QUANDO ELES PRENDEM OS PEQUENOS LADRÕES DE GALINHA COMO BODES EXPIATÓRIOS E DEIXAM OS GRANDES CHEFÕES DE COLARINHOS BRANCOS SOLTOS PARA APRONTAREM ESTAS E OUTRAS FAÇANHAS.¨"BRASIL, ATÉ QUANDO ISSO VAI ACONTECER?"

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

2 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago