Categories: Uncategorized

TV Digital sob ameaça. Será mesmo?

Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram, na última quinta-feira, não julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pelo PSOL contra o Sistema Brasileiro de TV Digital. Sim, o partido entrou com a ação em 2007, propondo que a implantação da TV Digital no País fosse simplesmente suspensa. Motivo: o governo não poderia distribuir canais digitais às emissoras que tinham concessões analógicas, pois trata-se de um serviço diferente; deveriam ser abertos novos processos de concessão. O STF levou quase três anos para agendar o julgamento e, no dia marcado, decidiu que não iria julgar. Agora, sabe-se lá quando isso irá ocorrer.

Ou melhor: sabe-se sim – nunca. Ou alguém acredita que haja interesse dos juízes em mexer nesse vespeiro? Já imaginaram interromper todas as transmissões digitais e voltarmos a ver o velho sinal analógico? Só mesmo na cabeça desses políticos…

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Agora que falta muito pouco ou quase nada para TV digital se tornar uma realidade para os brasileiros, aparece meia duzia de políticos querendo "aparecer".Quando falo que falta quase nada é sobre a interatividade que logo estará acontecendo, com o auxílio da plantaforma Ginga.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago