Categories: Uncategorized

Crianças seguras na internet

Por acaso, caiu em minhas mãos uma bem bolada cartilha sob o título “Criança + Segura na Internet”, produzida pelo movimento que tem exatamente esse nome (www.criancamaissegura.com.br). Na verdade, é uma iniciativa da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), que criou esse site para promover o uso consciente das mídias digitais, particularmente entre jovens e crianças. Só pela idéia já mereceria um Prêmio Nobel. Mas a cartilha – produzida com visual de história em quadrinhos, textos curtos e diretos – deveria ser distribuída em todas as escolas do País.

Dividida em duas partes (uma voltada às crianças e outras a pais e professores), a cartilha explica, em linguagem didática, a importância de coisas como manter o sigilo de senhas, não deixar o computador aberto em locais públicos, nunca usar nomes falsos ao se comunicar na web, sempre encerrar a sessão ao sair de um serviço online, cuidar para que seu computador não pegue vírus (nem muito menos espalhe) e, é claro, não fazer downloads ilegais. Aos pais, educadores e conselheiros escolares, as recomendações vão do acompanhamento regular de filhos e alunos que acessam a internet ao ensinamento de normas de conduta ética. Saber que tipo de sites seu filho anda visitando é fundamental, tanto quanto incentivá-lo a fazer seus trabalhos escolares pelo próprio esforço – e não viciar-se no famoso “copiar e colar”.

É a primeira vez que vejo termos como cyberbullying e phishing explicados em linguagem acessível. Aproveitando a deixa: o primeiro se refere a comportamentos agressivos ou ofensivos em sites de relacionamento, fóruns, blogs etc; phishing é o nome genérico das fraudes eletrônicas, que vão do roubo de dados à distribuição de mensagens falsas ou spams. Lendo a cartilha, pais e mestres ficarão sabendo como esse tipo de crime é identificado na legislação atual e as punições previstas.

Como este é um tema mais do que atual (cada vez mais), sugiro que todos fiquemos atentos. E repasso aqui os links associados a essa meritória campanha. Anotem:

www.internetsegura.org – Site oficial do movimento que batalha pela maior segurança na troca de informações eletrônicas;

www.navegueprotegido.com.br – Dicas para o uso do computador na escola e de ferramentas de segurança eletrônica;

www.safernet.org.br – Site de uma entidade mantida por cientistas e pesquisadores que dão notícias e orientações sobre segurança na rede e até recebem denúncias sobre crimes e fraudes digitais.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

2 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

2 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago