Por acaso, caiu em minhas mãos uma bem bolada cartilha sob o título “Criança + Segura na Internet”, produzida pelo movimento que tem exatamente esse nome (www.criancamaissegura.com.br). Na verdade, é uma iniciativa da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), que criou esse site para promover o uso consciente das mídias digitais, particularmente entre jovens e crianças. Só pela idéia já mereceria um Prêmio Nobel. Mas a cartilha – produzida com visual de história em quadrinhos, textos curtos e diretos – deveria ser distribuída em todas as escolas do País.

Dividida em duas partes (uma voltada às crianças e outras a pais e professores), a cartilha explica, em linguagem didática, a importância de coisas como manter o sigilo de senhas, não deixar o computador aberto em locais públicos, nunca usar nomes falsos ao se comunicar na web, sempre encerrar a sessão ao sair de um serviço online, cuidar para que seu computador não pegue vírus (nem muito menos espalhe) e, é claro, não fazer downloads ilegais. Aos pais, educadores e conselheiros escolares, as recomendações vão do acompanhamento regular de filhos e alunos que acessam a internet ao ensinamento de normas de conduta ética. Saber que tipo de sites seu filho anda visitando é fundamental, tanto quanto incentivá-lo a fazer seus trabalhos escolares pelo próprio esforço – e não viciar-se no famoso “copiar e colar”.

É a primeira vez que vejo termos como cyberbullying e phishing explicados em linguagem acessível. Aproveitando a deixa: o primeiro se refere a comportamentos agressivos ou ofensivos em sites de relacionamento, fóruns, blogs etc; phishing é o nome genérico das fraudes eletrônicas, que vão do roubo de dados à distribuição de mensagens falsas ou spams. Lendo a cartilha, pais e mestres ficarão sabendo como esse tipo de crime é identificado na legislação atual e as punições previstas.

Como este é um tema mais do que atual (cada vez mais), sugiro que todos fiquemos atentos. E repasso aqui os links associados a essa meritória campanha. Anotem:

www.internetsegura.org – Site oficial do movimento que batalha pela maior segurança na troca de informações eletrônicas;

www.navegueprotegido.com.br – Dicas para o uso do computador na escola e de ferramentas de segurança eletrônica;

www.safernet.org.br – Site de uma entidade mantida por cientistas e pesquisadores que dão notícias e orientações sobre segurança na rede e até recebem denúncias sobre crimes e fraudes digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *