Categories: Uncategorized

Banda larga vai dar lucro?

Conexão de alta velocidade a R$ 30, R$ 40 por mês? Parece sonho, mas é exatamente isso que o governo promete, com a nova versão da Telebrás. E mais: com lucro. Leiam, a respeito, o artigo do presidente da estatal, Rogerio Santanna, neste link. Conversando com alguns especialistas, cheguei à conclusão de que só pode ser – mais uma – demagogia. Por uma razão bem simples: é impossível. A conta não fecha. Ainda que o termo “banda larga” esteja mal aplicado, já que o plano prevê conexões de 512 Kilobits por segundo – pelos padrões internacionais, “broadband” é medida em megabits por segundo…

Bem, nem sei se vale a pena ficar discutindo esses detalhes agora. Pode ser que após as eleições esse pessoal simplesmente esqueça de suas promessas, como faz a maioria dos políticos; aliás, pode ser que nem estejam mais no poder, quem sabe. Mas o governo não está sozinho nessa. Vejam quem apareceu para mostrar interesse em banda larga: ninguém menos do que Eike Batista, considerado o homem mais rico do Brasil. Participando de um evento em São Paulo há alguns dias, ele disse que pensa investir em redes de alta velocidade, que são obras de infraestrutura, especialidade de sua empresa, a EBX. Seu cálculo: um investimento de R$ 10 bilhões é suficiente para levar conexões de 10Mbps a todos os brasileiros, cada um pagando por mês de R$ 30 a R$ 40!!!

Não, não há erro de digitação. É isso mesmo: banda larga de 10 mega por R$ 40 mensais. Mais barato do que em qualquer outro país do mundo! Bem, mas quem irá investir os tais R$ 10 bilhões? Resposta de Batista: “Poderia ser uma PPP (parceria público-privada), pois o governo teria que contribuir. Acredito que existe um grande potencial para o uso da internet para educação à distância no Brasil”. 

Ora, se é tão fácil por que a própria EBX não faz? Como se vê, aquela história de “os números não mentem jamais” não vale para certos políticos e empresários brasileiros. Mentem sim, e muito.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

5 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago