Categories: Uncategorized

Guerra de bastidores

Falando em internet, a Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão) e a ANJ (Associação Nacional dos Jornais) entraram em luta contra o Portal Terra, acusando-o de descumprir a legislação. Como se sabe, o Terra pertence ao Grupo Telefonica, e a lei brasileira proíbe a estrangeiros ser donos de mais de 30% das ações de empresas jornalísticas. É o que consta no Artigo 222 da Constituição. O Ministério das Comunicações foi acionado para dar seu parecer: será que um portal pode ser classificado como “atividade jornalística”? Paulo Castro, diretor do Terra, diz que não: “Essa restrição de capital se limita a empresas de radiodifusão e mídia impressa”, disse ele ao site Comunique-se.

Na verdade, a lei fala em “empresas de comunicação”, mas essa guerra promete ir longe. Dificilmente haverá unanimidade a respeito, até porque, quando a Constituição foi escrita, nos anos 80, ninguém imaginava o que seria a internet. A solução seria reescrever o tal artigo 222, que a meu ver nem deveria existir, mas isso depende do Congresso. Talvez daqui a uns dez anos…

Em tempo: digo que não deveria existir porque não acho que se deva proibir estrangeiros de serem donos de empresas no País. É bem típico da mentalidade colonizada, que encara quem vem de outro país como inimigo. Em certo sentido, é como a falecida reserva de mercado na informática: serviu para proteger alguns, em prejuízo de muitos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

6 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago