Como comentei aqui no início da semana, a Savant está causando uma pequena revolução no mercado de automação residencial dos EUA, ao pegar carona no sucesso da Apple e transformar seus produtos em controles multifunção. A palestra de seu fundador foi o ponto alto da convenção que a empresa organizou para revendedores e representantes de vários países, inclusive do Brasil, onde é distribuída pela Audiogene. A filosofia da Savant é parecida com a da Apple: criar sistemas flexíveis, para permitir atualizações constantes, e intuitivos, para que qualquer pessoa seja capaz de usar. No caso de automação, como se sabe, esse é um belo desafio, pois a maioria dos consumidores tem medo daqueles painéis cheios de botões. “Nosso papel é simplificar”, resumiu Jim Carroll, presidente da empresa e braço direito de Madonna desde a fundação da empresa. “É mais ou menos como aprender uma nova lingua. No início, você tem dificuldades porque está acostumado com seu idioma original. Mas, com o tempo, vai ficando à vontade também num idioma diferente”.
Segundo Carroll, a empresa cresceu 200% em 2009 e deve repetir o feito em 2010 e 2011, favorecida pelos fenômenos iPhone e iPad. A partir da plataforma Apple, os engenheiros da Savant vêm criando diversas soluções em automação residencial, que podem ser adotadas facilmente por qualquer pessoa que tenha um dos aparelhos com o logotipo da maçã. Vimos aqui em Nova York seu show-room, na verdade a réplica de uma casa toda automatizada com iPads e iPhones, transformados em painéis de parede ou controles portáteis que acendem e apagam luzes, abrem e fecham cortinas, regulam a temperatura ambiente, acionam alarmes e uma série de outras comodidades. “Esse é o futuro”, resume Carroll.
Algumas dessas soluções já estão disponíveis no Brasil, a um custo bem mais baixo do que os sistemas de automação convencionais. Mas agora, com o sucesso do iPad, certamente muito mais gente vai descobri-las.
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…
A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…
Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…
Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…