A poucos quarteirões de onde estou, centenas de pessoas aguardavam na calçada uma chance de entrar na loja Apple do Soho, bairro de intelectuais de Nova York; enquanto isso, num discreto edifício assistíamos a uma palestra de Robert Madonna (foto), o homem que está conseguindo tornar os produtos da Apple ainda melhores do que já são. Pode ter sido mera coincidência, apenas. Esta quinta-feira foi o dia escolhido pela Apple para iniciar as vendas do iPhone 4, o que levou os fanáticos de sempre a formarem filas em quase todas as lojas da empresa pelo mundo afora – segundo uma emissora daqui, teve gente que ficou nada menos do que 48 horas esperando sua vez diante da porta da maior Apple Store do mundo, na 5a. Avenida. Foi também o dia que Madonna (nada a ver com a cantora) escolheu para fazer uma apresentação sobre a Savant, empresa que fundou e dirige desde 2005.

Como comentei aqui no início da semana, a Savant está causando uma pequena revolução no mercado de automação residencial dos EUA, ao pegar carona no sucesso da Apple e transformar seus produtos em controles multifunção. A palestra de seu fundador foi o ponto alto da convenção que a empresa organizou para revendedores e representantes de vários países, inclusive do Brasil, onde é distribuída pela Audiogene. A filosofia da Savant é parecida com a da Apple: criar sistemas flexíveis, para permitir atualizações constantes, e intuitivos, para que qualquer pessoa seja capaz de usar. No caso de automação, como se sabe, esse é um belo desafio, pois a maioria dos consumidores tem medo daqueles painéis cheios de botões. “Nosso papel é simplificar”, resumiu Jim Carroll, presidente da empresa e braço direito de Madonna desde a fundação da empresa. “É mais ou menos como aprender uma nova lingua. No início, você tem dificuldades porque está acostumado com seu idioma original. Mas, com o tempo, vai ficando à vontade também num idioma diferente”.

Segundo Carroll, a empresa cresceu 200% em 2009 e deve repetir o feito em 2010 e 2011, favorecida pelos fenômenos iPhone e iPad. A partir da plataforma Apple, os engenheiros da Savant vêm criando diversas soluções em automação residencial, que podem ser adotadas facilmente por qualquer pessoa que tenha um dos aparelhos com o logotipo da maçã. Vimos aqui em Nova York seu show-room, na verdade a réplica de uma casa toda automatizada com iPads e iPhones, transformados em painéis de parede ou controles portáteis que acendem e apagam luzes, abrem e fecham cortinas, regulam a temperatura ambiente, acionam alarmes e uma série de outras comodidades. “Esse é o futuro”, resume Carroll.

Algumas dessas soluções já estão disponíveis no Brasil, a um custo bem mais baixo do que os sistemas de automação convencionais. Mas agora, com o sucesso do iPad, certamente muito mais gente vai descobri-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *