A propósito do comentário que fiz sobre as perspectivas das transmissões 3D, leio no site Pay-TV reportagem sobre o Painel Globo de Tecnologia, realizado em São Paulo na semana passada. Diretores da TV Globo demonstraram as inovações na área de interatividade – já durante os jogos da Copa, como você pode conferir neste vídeo – e também na produção em alta definição (a próxima novela das 7 será toda captada nesse formato). Mas, sobre 3D, o otimismo já não é o mesmo. Fernando Bittencourt, vice-presidente de tecnologia da Globo, chegou a dizer que não considera a TV aberta a plataforma ideal para esse tipo de sinal, devido aos problemas de largura de banda, como aliás já comentamos aqui. E, se a Globo não tomar a dianteira nesse processo, quem o fará?
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…
A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…
Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…
Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…
View Comments
A Globo está 100% correta. É necessário primeiro consolidar a alta definição na TV Digital brasileira, para depois pensar em vôos mais altos.
Por outro lado, sou novamente obrigado a concordar com eles, pois a menos que se deseje abrir mão da alta definição (o que ninguém quer), não há banda suficiente para transmitir em 3D.
Seriam duas imagens em 1080i transmitidas simultaneamente! Isso é possível de se fazer no cabo (dependendo da tecnologia usada, fibra por exemplo), mas como fazer o mesmo na tv aberta, com transmissão aérea, dentro da banda de 19,7Mbps e com o mínimo de qualidade? Não com os codecs atuais, seria necessário algo novo, o que não está previsto para nossa DTV.
Por enquanto, a simples ampliação de conteúdos em HD já estaria de muito bom tamanho.
Abração.
Concordo plenamente, Vinícius. Para fazer como as outras estão fazendo, é melhor nem começar. Veja a RedeTV. Estampar o logo HD-3D nas transmissões analógicas já é um absurdo, é pura jogada dizer que é a primeira em 3D aberta no mundo e foi a primeira totalmente HD (programas de auditório...).
A qualidade do que a Globo transmite em HD, mesmo que você não aprove o conteúdo, é bem superior. Torço para que o jornalismo esteja no topo das prioridades.
Assistir o documentário sobre Yellowstone no GR da última sexta-feira foi de tirar o fôlego. Imagens belíssimas.
Abs
Julio Cohen
Comprar uma TV 3D para assistir Faustão e Zorra Total? Fazer o que. Caso contrario não seriamos o Brasil...