Categories: Uncategorized

De onde vêm os nomes?

Esta é apenas uma curiosidade, que encontrei no blog Open Forum. Foi escrita por um tal de Glen Stansberry, consultor de empresas e dono do site Howdy. Ele notou que muitos de seus clientes têm dificuldade na hora de dar o nome a um produto ou mesmo à empresa. E foi pesquisar as origens de nomes hoje consagrados. Gosto sempre de lembrar o que me disse certa vez um professor: se o nome fosse tão importante, Coca-Cola não seria a marca mais valiosa do mundo. O que vale mesmo é a força do produto e como ele seduz o consumidor. Em todo caso, vamos a um resumo da histórica contada por Stansberry, selecionando apenas os nomes ligados ao setor de tecnologia. Vale mais para relaxar.

Google – A idéia original dos fundadores Sergey Brin e Larry Page era “googol”, que em matemática representa o número 1 seguido de 100 zeros. Mas um cliente entendeu errado e devolveu a eles uma mensagem onde estava escrito o nome que fez Brin e Page bilionários.

Yahoo – O nome identifica seres estranhos presentes no livro “Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift. Ao fundar a empresa, Jerry Yang e David Filo lembraram da história e quiseram ficar conhecidos como… bem, como seres estranhos no mundo da tecnologia.

Asus – Foi tirado de Pégasus, o cavalo voador da mitologia grega.Os fundadores da empresa só quiseram simplificar, e por isso tiraram as três primeiras letras.

Cisco – Por mais que soe estranho em português, esta marca nada tem de especial. É simplesmente a abreviatura de San Francisco, cidade onde nasceu.

Canon – Adaptação do japonês “kwanon”, que na religião budista identifica o deus da caridade.

Skype – Bem mais fácil: o original era “Sky-peer-to-peer”, depois abreviado para “Skyper” e, finalmente, Skype.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago