Esta é apenas uma curiosidade, que encontrei no blog Open Forum. Foi escrita por um tal de Glen Stansberry, consultor de empresas e dono do site Howdy. Ele notou que muitos de seus clientes têm dificuldade na hora de dar o nome a um produto ou mesmo à empresa. E foi pesquisar as origens de nomes hoje consagrados. Gosto sempre de lembrar o que me disse certa vez um professor: se o nome fosse tão importante, Coca-Cola não seria a marca mais valiosa do mundo. O que vale mesmo é a força do produto e como ele seduz o consumidor. Em todo caso, vamos a um resumo da histórica contada por Stansberry, selecionando apenas os nomes ligados ao setor de tecnologia. Vale mais para relaxar.

Google – A idéia original dos fundadores Sergey Brin e Larry Page era “googol”, que em matemática representa o número 1 seguido de 100 zeros. Mas um cliente entendeu errado e devolveu a eles uma mensagem onde estava escrito o nome que fez Brin e Page bilionários.

Yahoo – O nome identifica seres estranhos presentes no livro “Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift. Ao fundar a empresa, Jerry Yang e David Filo lembraram da história e quiseram ficar conhecidos como… bem, como seres estranhos no mundo da tecnologia.

Asus – Foi tirado de Pégasus, o cavalo voador da mitologia grega.Os fundadores da empresa só quiseram simplificar, e por isso tiraram as três primeiras letras.

Cisco – Por mais que soe estranho em português, esta marca nada tem de especial. É simplesmente a abreviatura de San Francisco, cidade onde nasceu.

Canon – Adaptação do japonês “kwanon”, que na religião budista identifica o deus da caridade.

Skype – Bem mais fácil: o original era “Sky-peer-to-peer”, depois abreviado para “Skyper” e, finalmente, Skype.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *