Categories: Uncategorized

Quais são os melhores TVs

Num levantamento recente, pesquisamos as várias marcas de TVs disponíveis no mercado brasileiro e comparamos suas características. Como essa é uma pergunta que os leitores vivem fazendo, cabem aqui algumas considerações sobre esse que é, talvez, o lado mais visível da tecnologia atual.

Primeiro, uma constatação: ao contrário do que acontecia anos atrás, o consumidor brasileiro hoje tem acesso à tecnologia mais avançada, quase no mesmo momento em que o europeu ou o americano (o japonês e o coreano são outra história…) Uma comparação com lojas dos EUA mostra que a maior parte dos produtos à venda são os mesmos. A diferença está na variedade: enquanto lá existem dezenas de marcas, centenas de modelos, aqui o mercado é muito mais concentrado. O que, com certeza, contribui para termos também preços, digamos, menos convidativos.

Deixando de lado a questão dos preços (que têm a ver com outros fatores), vê-se que os modelos mais avançados na Europa e nos EUA são também os que se encontram nas lojas daqui. Exemplos:

* Plasma Panasonic NeoPDP de 58″, com 4 entradas HDMI e acesso para cartão de memória SD;

* LED-LCD Samsung de 55″, com freqüência de 120Hz e também 4 entradas HDMI;

* LED-LCD Sony de 60″, similar ao Samsung e acrescentando sensor de presença (o TV apaga a tela depois de alguns minutos sem ninguém na sala).

Há ainda o caso dos TVs Time Machine, da LG, que só são vendidos no Brasil porque, segundo a empresa, o consumidor daqui gosta mais de gravar. A Samsung também está lançando TVs com gravador embutido. Por enquanto, não foram lançados aqui modelos com freqüência de 240Hz (estão previstos para setembro), muito menos os de 480Hz, que realmente fazem diferença na qualidade de imagem. Nem o LED-LCD da Panasonic que tem entrada para iPod. Mas acho que é questão de tempo.

De qualquer maneira, aí estão alguns dos melhores TVs do mundo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Aqui no Brasil fica difícil dizer qual a melhor, pois a guerra de números faz com que o consumidor desconfie do que é apresentado. Mas o pior fica fácil de dizer, quando a analise não é feita só sobre o aparelho, mas sobre o pacote todo. Atendimento do fabricante ao lojista especializado, atendimento do fabricante ao posto de assistência técnica e atendimento pós venda aos consumidores. Aí eu elegeria a Samsung como a pior nos três itens. No primeiro item a Philips é de longe a pior.

  • Como instalador profissional que sou, e por essa razão ter acesso a inúmeros modelos, tipos e marcas disponiveis, acho que a plasma Panasonic é de longe a melhor tv a venda no Brasil. Não existe concorrencia para ela, principalmente no quesito reprodução de material em SD ou seja em definição standard,com upscale perfeito, e mais ainda na ausencia do efeito arrastro graças aos 600hz de resposta. Vale a pena o investimento.

  • Concordo com o Julio e aconselho a ninguém comprar qualquer produto Samsung. Tenho 2LCD full HD de 40" e um delesl, com pouco mais de 2 anos de uso, queimou a placa-mãe. A assistência técnica teve a coragem de me pedir R$ 1.180,00 pelo conserto em um aparelho que custa pouco mais do que o dobro desse valo e, o que é pior, por vício de defeito oculto.
    Como a Samsung não reconhece a sua culpa, após inúmeros contatos, estou com processo na justiça para que eu receba a quantia paga pelo aparelho de volta.
    SAMSUNG NUNCA MAIS!

  • E porque não falaram na SONY, que a meu ver é uma exelente tv.Eu particularmente tenho uma LCD FULL HD 46" 120HZ e é um espetáculo de imagem e com BLU RAY sem comentários.

  • ñ posso dar opinião pois so tive uma lcd , philips , é fiquei puto, ñ tem saida de audio, pode ?

  • Tenho uma revenda aqui no Rio de Janeiro e concordo com o Julio sobre o péssimo atendimento da Philips. Quando atendem, é de uma grosseria incrível. Parece que estamos pedindo esmolas ao tentar comprar poucos produtos.

  • Pra mim, o melhor TV de longe é o da SONY. Há muitos anos que opto pela marca não só TV mas equipamentos audio e vídeo em geral. Nunca levei um equipamento para a assistência técnica. Sei que o preço da SONY é mais caro que de outras marcas, mas tem suas compensações.

  • Tenho uma SONY LCD 52" 120Hz. Nada a reclamar, excelente televisão. Futuramente, comprar uma LED 3D. Não abro mão da marca, prefiro pagar mais, porém sabendo que tenho um produto de alta qualidade, aliás, tudo que é melhor, custa mais caro.

  • Como instalador e consumidor, a melhor de todas é a Panasonic Plasma. A LG é boa mas acha que todos os consumidores têm um sistema com entrada de áudio ótico, ou seja, não tem mais a saida de audio analógico. Fujam da Philips.

  • Tenho uma tv philips lcd 47 e sua imagem é maravilhosa, estou plenamente sastisfeito

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago