Categories: Uncategorized

TV por assinatura: quem não quer?

Entra no ar hoje o hot site “TV por Assinatura“, produzido pela equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL como complemento ao encarte especial (ao lado) que circula com a edição de agosto. Esta, por sinal, está sendo distribuída aos visitantes da ABTA 2010, principal evento do setor, que acontece esta semana no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Nada disso é coincidência. Como já comentamos aqui algumas vezes, o mercado de TV paga no Brasil está “bombando”, para usar uma gíria da hora. Apesar do custo da assinatura ainda ser considerado alto, nunca tanta gente adquiriu a sua em tão pouco tempo (foram mais de 1 milhão de novos assinantes só no primeiro semestre). Poderíamos ficar aqui horas discutindo as causas do fenômeno, mas acho que o mais importante é o consumidor brasileiro ter descoberto que pode se libertar da TV aberta. Claro, 8,4 milhões de assinantes (número que aparece no levantamento mais recente da Anatel) representam menos do que todo o mercado argentino, por exemplo. Se no Brasil existem cerca de 40 milhões de residências com televisão, estamos ainda longe de uma massificação da TV paga. Mas esse processo já começou.

Confesso que me surpreendi durante a pesquisa para esse trabalho, ao constatar a quantidade de canais já disponíveis na TV fechada e a variedade de conteúdos oferecidos. C0ntamos 127 canais, sendo 12 deles transmitidos em alta definição. Mesmo considerando que aí se incluem os canais públicos (TV Câmara, TV Senado e TV Justiça), um canal de televendas (Shoptime) e quatro religiosos, é seguro afirmar que a TV paga brasileira atende a praticamente todos os tipos de público.

Ou seja, já não vale mais aquela visão – que eu mesmo usei aqui no passado – de que ter um TV de boa qualidade era um luxo restrito a poucos. Com tanta coisa para assistir, um bom televisor é fundamental. Mesmo para quem detesta a TV aberta.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs Miniled e a questão do brilho

  Semanas atrás, comentávamos aqui sobre os exageros dos fabricantes na especificação de luminosidade das…

2 dias ago

Panasonic, quase dizendo adeus

                  O que se pode depreender quando…

4 semanas ago

DeepSeek e a nova Guerra Fria

  Antes até do que se previa, a Inteligência Artificial está deixando de ser uma…

4 semanas ago

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 mês ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 mês ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 meses ago