Categories: Uncategorized

Google: quando tudo dá errado.

Lembram-se de quando todo mundo falava mal da Microsoft? Pois é, agora parece que o esporte preferido da moçada mais antenada é criticar o Google. Depois que a empresa foi pega em flagrante tentando dominar o universo, e com métodos nada convencionais (leia aqui), a maré virou. E começou uma fase de problemas que, pelo visto, não tem fim.

Nas últimas semanas, a Google Inc. voltou atrás em seu projeto de lançar um smartphone próprio, o Nexus, pessimamente recebido pelos especialistas e principalmente pelas operadoras – a ideia era vendê-lo diretamente ao consumidor, pelo próprio site do Google. Também foi engavetado o projeto Google Wave, lançado em maio de 2009 como o “e-mail do futuro” e no qual muitos embarcaram. Outro erro estratégico grave – típico de alguém quem se julga superior a seus semelhantes – foi a tentativa de acordo com a operadora Verizon, segunda maior dos EUA, para obrigar os produtores de conteúdo a pagar para aparecerem no site de buscas mais consultado do mundo. Pegou mal, muito mal.

Agora, o Google está sendo humilhado publicamente pelos governos da Alemanha e da Coreia do Sul, que simplesmente mandaram a polícia invadir as sedes da empresa em Berlim e Seul. Motivo: invasão da privacidade dos usuários. Aqui, não se costuma dar muita importância a isso, mas na Coreia é crime utilizar dados pessoais de alguém sem autorização. Só a Justiça pode fazê-lo. Pois o pessoal do Google fez exatamente isso. Agora, teve de pedir desculpas.

Na Alemanha, o problema é o StreetView, programa associado ao Google Maps que filma determinados locais de uma cidade para facilitar a localização. Há tempos que grupos de defesa da privacidade vêm condenando essa ferramenta, com um argumento difícil de contestar: “se eu não quero que filmem minha casa, esse é um direito meu”. Grupos assim existem não só na Alemanha, mas também na Itália, Austrália, EUA e na própria Coreia, só que os alemães estão em vias de obter uma proibição formal da Justiça.

É o que dá querer dominar o mundo!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago