Categories: Uncategorized

O que veremos na IFA

Cheguei hoje a Berlim para mais uma cobertura da IFA, o principal evento de tecnologia de consumo da Europa. Tudo indica que será um evento especial: além de terem aumentado o número de expositores e a área de estandes, esta será a 50a. edição da feira. E os alemães, para mostrar que espantaram de vez a crise econômica, querem fazer um evento de dar inveja aos outros países.

A IFA só abre para o público na sexta-feira, mas nestas quarta e quinta já teremos oportunidade de ver alguns destaques. Fala-se muito nos TVs 3D autoestereoscópicos, que dispensam os óculos e que, segundo a imprensa japonesa, a Toshiba irá lançar no Japão até o final do ano. Se for verdade, certamente teremos uma prévia aqui em Berlim. Só sei que há um pavilhão com mais de 2 mil metros quadrados reservado para demonstrações de 3D. Aguardem.

Numa prova de que a IFA realmente subiu de status, o presidente da Google, Eric Schmidt, confirmou hoje que estará aqui para fazer o discurso de encerramento, no dia 9. Além da questão mercadológica (a Google é talvez a empresa mais globalizada do planeta), há uma outra razão – bem mais importante – para mr. Schmidt se incomodar em vir até o outro lado do Atlântico: os alemães estão em pé de guerra contra a empresa, acusada de invadir a privacidade das pessoas com o StreetView, aquele programa do Google Maps que mostra imagens ao vivo. Várias organizações europeias estão querendo impedir. O clima vai estar quente.

Só explicando: a moça da foto é a chamada “Miss IFA”, que virou símbolo do evento e, pelo que se vê nas ruas de Berlim, ídolo nacional. Seus posters estão em toda a cidade. Para quem não entendeu, na foto ela finge que está “passando a ferro” o próprio vestido, numa alusão ao fato de que a IFA é, também, uma feira de eletrodomésticos. Com todo respeito!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Meu comentário é simples, é apenas uma pergunta, QUANDO NÓS BRASILEIROS TEREMOS A OPORTUNIDADE DE TER ALGO SEMELHANTE AQUI NO BRASIL, PRINCIPALMENTE QUE SEJA FEITA EM SÃO PAULO??

  • Francisco, não reclame de São Paulo. Antes de fazer isto, passe uns dias aqui na Provincia do Plata, também conhecida como Rincão Gaúcho! Aí verá o que é atraso...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

3 dias ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

4 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

1 mês ago