Categories: Uncategorized

Pague pelo que já é seu

Falando em Apple, esqueci de comentar aqui o que testemunhei na semana passada, numa das lojas Apple de São Paulo. Enquanto esperava um amigo, resolvi entrar e perguntar se poderia contar com a ajuda de um dos atendentes para tirar algumas dúvidas sobre meu Mac. A resposta foi: “Claro, é só trazê-lo aqui e se cadastrar no nosso esquema de horas-aula. Você paga R$ 160 por hora de atendimento e a gente tira todas as suas dúvidas. Se precisar de mais tempo, cobramos R$ 70 por hora adicional”.

Lindo, não? Impossível não pensar no contraste com a experiência que tive em duas Apple Stores de Nova York, meses atrás. Os atendentes passaram cerca de 30 minutos ouvindo e respondendo minhas dúvidas. Ninguém falou nada sobre “hora-aula” ou quanto seria cobrado por esse atendimento personalizado.

Qual será a diferença entre a Apple nos EUA e a Apple no Brasil? Deve ser por que aqui somos mais ricos e não nos incomodamos de pagar por informações que, por direito, já nos pertencem, pois pagamos ao adquirir o aparelho. Quer dizer, eu me incomodo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • A loja da apple em Nova iorque perto do central park parece uma feira.
    A minha experiência lá foi péssima - filas enormes, confusão, não tinha o produto que queria etc. Muito melhor comprar na best buy, e pelo mesmo preço.
    Não entendo a histeria por tudo que a apple faz.

  • Júlio, concordo contigo. Apple virou moda. As lojas Apple aqui no Brasil, seja dentro de uma Fnac ou numa franquia independente primam pelos preços simplesmente absurdos, abusivos. Pra quem gosta de ser explorado...

  • Amigos, não é por nada, sou de Blumenau e não tenho vinculo nenhum com a loja da Apple que tem aqui, portanto não é propaganda gratuita, mas aqui os preços são os mesmos da Apple Store Brasil, o atendimento é show de bola e sobre o problema do Orlando, lá eles dão treinamento com custo sim, mas pra tirar dúvidas e ir lá conversar é free, não tem essa frescura de hora aula, o que é ridículo, diga-se de passagem. Claro que se quer algum serviço mais apurado ou manutenção tem que pagar, mas daí é normal.
    E a loja ainda conta com uns 3 técnicos certificados da Apple, tem uma porrada de certificado na parede. Aqui é diferente. Ainda bem.
    Nunca fui numa loja Apple nos EUA, mas acredito que lá o pessoal deve ser muito paciente e treinado para tirar dúvidas.
    ah, pra matar a curiosidade o pessoal de Blumenau é da http://www.hisolucoes.com

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago