Categories: Uncategorized

Vem aí o Super WiFi

A FCC (Federal Communications Commission), equivalente americana da nossa Anatel, acaba de dar o primeiro grande passo para implantação em larga escala do novo padrão de conexões móveis que, na falta de definição melhor, está sendo chamado de “Super WiFi”. Na semana passada, o órgão anunciou que irá utilizar as freqüências vagas de televisão para concessões de banda larga móvel. “Pode ser uma nova revolução nas comunicações”, comentou o presidente da Dell Computers, Michael Dell.

Não é exagero. Usando o espectro entre 300 e 400MHz, a chamada “faixa branca”, empresas especializadas em comunicação sem fio podem criar redes de altíssima velocidade e muito maior alcance usando o padrão WiFi. Hoje, as conexões cobrem no máximo um raio de 100 metros; com o Super WiFi, isso sobe para 1,5 km! Empresas como Microsoft, HP, Google, Intel e Motorola, além da própria Dell, vinham pressionando a FCC a tomar essa decisão. Todas estão de olho no novo mercado, estimado em pelo menos US$ 12 bilhões por ano.

“É pouco”, comentou Dell para a agência Bloomberg. “As aplicações para essa nova tecnologia não têm limites”. Falta agora a regulamentação, mas nos EUA – bem diferente daqui – governo e empresas trabalham juntos para colocar a coisa em funcionamento no prazo mais rápido possível. Afinal, todo mundo tem a ganhar com conexões mais rápidas.

Até agora, não houve notícia de que o governo americano queira criar uma estatal para cuidar do assunto.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • É isto Orlando, enquanto isto aqui no Brasil temos de nos contentar com uma banda larga medíocre e caríssima. E nem se fale no 4G, porque o 3G não funciona aqui, é uma vergonha e apesar das reclamações constantes não se faz nada, a Anatel não toma posição. É triste ver quando uma empresa como a Harman vem investir no Brasil e acredita em nosso país e nossas autoridades continuam com a mentalidade mesquinha, tacanha e completamnete fora da realidade. Uma coisa é certa, o que impusiona este país são seus empreendedores privados. O gverno só faz atrapalhar e desviar recursos!

  • Quando esta banda larga chegar ao Brasil não só será criada a EMBRABLAV (Empresa Brasileira de Banda Larga de Altíssima Velocidade) para "cuidar" da nova tecnologia (também para alocar alguns amigos) como também será instituído o ISBLAV (Imposto Sobre Banda Larga de Altíssima Velocidade). Será uma empresa nos moldes da TELEBRAS, ou seja, venderão planos com valores absurdos e o cliente poderá fazer uso da tecnologia em cerca de dois anos, pois a estatal não terá capacidade de atender todos os pedidos. Qualquer semelhança com os planos de telefonia fixa vendidos no passado será mera coincidência.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago