Categories: Uncategorized

Óculos para quê?

As notícias que chegam do Japão são as mais entusiasmadas sobre a estreia do TV 3D glass-free, da Toshiba, durante a CEATEC, que terminou nesta sexta-feira em Chiba, próximo a Tóquio. A empresa havia prometido mostrar a novidade na IFA, em setembro, mas como comentamos aqui não conseguiu. Agora, os japoneses – e os milhares de estrangeiros que visitaram o evento – tiveram o privilégio de ver as primeiras demonstrações, saudadas como excelentes.

O detalhe é que não são propriamente TVs para, digamos, uma sala de home theater. Pelas descrições, trata-se de monitores destinados ao uso individual. As telas (foto) são de 12 e de 20 polegadas e utilizam o processador de células anunciado pela Toshiba no ano passado. A vantagem é que o processamento dos sinais é muito mais rápido e preciso, permitindo aprimorar recursos como o tempo de resposta e a freqüência de quadros, o que é essencial em TVs LCD. Ambos utilizam o sistema lenticular – uma camada com minúsculas lentes por trás do display dispersa os sinais luminosos, produzindo o efeito tridimensional sem a necessidade dos óculos 3D. Com isso, fica mais natural até mesmo a conversão de imagens convencionais (2D).

O único inconveniente relatado é o ângulo de visão: apenas 40 graus. Significa que você precisa estar de frente para a tela, com uma pequena margem de manobra lateral, caso contrário não perceberá o efeito. Em compensação, a Toshiba conseguiu – pelo menos nas demonstrações – processar imagens de altíssima definição, com o dobro do número de pixels, resultando na reprodução Full-HD 3D.

Os dois aparelhos possuem backlight de leds e estão previstos para chegar ao mercado japonês em dezembro. O modelo de 12″ sairá por 120 mil iênes, o equivalente a US$ 1.400; o de 20″ terá preço sugerido bem mais salgado: 240 mil iênes.

A pergunta que provavelmente não quer calar: haverá modelos maiores? Sim, na CEATEC a Toshiba exibiu também um LCD 3D de 56″. Mas era apenas um protótipo, sem prazo para lançamento.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • INFELISMENTE A CLASSE POBRE SÓ VERÁ NA SUA RESIDENCIA ESSAS TVS DA A 20 OU 30 ANOS ; ISSO SE O NOSSO PLANETA NÃO ENTRAR EM COLAPSO ANTES SÓ DEUS SABE

  • O Japão é fera em tecnologia! A maioria das invenções vêm da terra do sol nascente!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago