Categories: Uncategorized

SAC da Anatel é reprovado

Vejam só que notícia interessante pesquei no site Convergência Digital: o call-center da Anatel derruba as chamadas dos usuários, não possui indicadores de qualidade e funciona em horário reduzido. Exatamente o contrário do que determina a própria Anatel às operadoras de telefonia, banda larga e TV por assinatura. Quem denuncia não é ninguém da oposição; é o Tribunal de Contas da União, que a pedido do Senado fiscalizou entre abril e junho do ano passado os serviços de atendimento das agências reguladoras. Outras agências, como a ANS, que cuida dos planos de saúde, também foram reprovadas no teste do TCU, mas claro que o caso da Anatel é mais absurdo, pois foi ela própria quem criou a famosa Lei do SAC, aprovada em 2008.

Questionada, a Agência informou que as falhas se devem a “cortes orçamentários”. Uma operadora privada deve, pela lei, manter serviço de atendimento telefônico 24 horas por dia, mas a Anatel só consegue fazê-lo das 8 às 20hs, pois não tem pessoal para a função. Era o mínimo que se poderia exigir de um órgão público que existe apenas para atender ao usuário. Esse é o estado a que foram reduzidas as agências reguladoras “neste país”.

Ao contrário do que disse a candidata Dilma Roussef num dos debates eleitorais, a Anatel não foi desarticulada no governo FHC. Embora não funcionasse às mil maravilhas, pelo menos fiscalizava minimamente o mercado, contando com verbas e pessoal qualificado. No governo Lula, estes foram substituídos por afilhados políticos que lá estão apenas para receber o salário no final do mês. Aconteceu o mesmo, aliás, no Ministério das Comunicações. Assim, os dois únicos órgãos do governo federal que tinham técnicos competentes para cuidar dessas áreas acabaram, na prática, servindo para quase nada.

Com o aumento da demanda, tudo piorou. O país chegou à casa dos 200 milhões de celulares, com mais de 20 milhões de usuários de banda larga (fixa ou móvel) e quase 10 milhões de domicílios com TV por assinatura. Como cuidar de tudo isso sem estrutura e funcionários capacitados? A resposta, agora, está com dona Dilma.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago