Categories: Uncategorized

TV paga, lá e aqui

Como o mundo dá voltas! Nesta sexta-feira, mesmo dia em que a Anatel anunciou novo recorde na venda de assinaturas de TV no Brasil, a consultoria americana SNL Kagan divulgou a segunda queda seguida no número de assinantes do mesmo serviço nos EUA. Comparem:

*No segundo trimestre de 2010, 507 mil brasileiros passaram a ter algum serviço de TV paga (via cabo, satélite ou MMDS); enquanto isso, nada menos do que 711 mil americanos cancelaram seus planos de assinatura via cabo.

*No terceiro trimestre, os números se tornaram ainda mais impressionantes: 648 mil brasileiros aderiram à TV paga, enquanto 741 mil americanos desistiram.

Sobre o Brasil, já comentamos aqui algumas vezes: a classe média descobriu a TV por assinatura. Talvez cansados da mesmice da televisão aberta, ou simplesmente por uma questão de status, quase 2 milhões de famílias aproveitaram parte de seus salários para “pagar pra ver”. O País deve terminar o ano com cerca de 10 milhões de assinantes, quando há apenas dois anos tinha pouco mais de 6 milhões.

Quanto aos EUA, o fenômeno é bem mais complicado de entender. Os próprios analistas estão confusos. O custo médio de uma assinatura está na faixa dos 40 dólares, e a maioria dos assinantes mantém o hábito há quase vinte anos. Aproximadamente 80% das casas recebem TV paga, a maioria via cabo. E, claro, num universo de 80 milhões, o fato de 1,5 milhão desistirem não chega a ser estatisticamente significativo. Mas lá, como aqui, a questão é a tendência.

No mês passado, a taxa de desemprego nos EUA atingiu 9,6%, o dobro do que era antes de 2008. Mas já foi de 10,1% em 2009, ou seja, teve início uma recuperação que, segundo os economistas, tende a ser de longuíssimo prazo. Quer dizer que a crise econômica não é o único fator que influencia a decisão de abandonar o velho hábito da TV por assinatura. Há um outro fenômeno correndo por fora: a internet. O que está fazendo muitos americanos mudar de ideia são serviços como Hulu, que oferece filmes e séries de televisão gratuitamente; Netflix, onde se pode alugar e receber esses conteúdos pela internet; e agora GoogleTV e AppleTV, que dão acesso a uma infinidade de serviços, alguns bem mais interessantes do que a programação das emissoras. Sem falar nos milhares de sites ilegais.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Tendo em vista as leis que estão em discussão em nosso "maravilhoso" congresso, em breve esse número crescente de assinantes pode minguar por aqui. Caso aprovem mesmo a reserva de mercado para "produção" nacional nas Tvs pagas serei o primeiro a desistir de contratar uma TV por assinatura. Não pretendo pagar por programação que não é do meu interesse, assim como, imagino, muitos brasileiros. Espero que o mercado perceba isso e serviços como o Hulo e Netflix pipoquem por aqui rapidamente. Nada como pagar pra ver apenas o que você quer!

  • Que os brasileiros estão "cansados da mesmice" na tv aberta não há dúvidas! O que há de novo realmente é a entrada da Via Embratel e Oitv no mercado com preços muito em conta, senão vejamos: a Sky e Net cobravam antes, durante os vários anos de monopólio supremo, de R$ 80,00(basicão) a R$220,00(completo: basicão + filmes + canais HD) pelos pacotes de canais, hoje já oferece, pasmem, um pacote de R$49,90 é a concorrência meus caros! A oi oferece pacotes a partir de R$34,90 (basicão é verdade) e a Via Embratel tem pacotes a partir de R$ 39,90 (Mini-Essencial, fraco) e por R$ 54,90 (Essencial) tem um pacote de básico para razoável! Para os pouquíssimos mais abastados são pacotes pífios, mas para imensa maioria é bastante interessante, pois saem das imagens analógicas e com programação limitada a no máximo 15 ou 20 canais, para uns 35 a 40 canais, com imagem digital e som estéreo, é estupendo! (uns 85% da população, gente que ganha menos de 5 salários mínimos, é gente, tudo isso, vá lá no site do IBGE). Sem mencionar que vão ter acesso a canais como o Net geo, History, Discovery, Animal Planet, Sportv, Canais de notícias, TNT, Space, WB, Cartoon Network, Disney, canais abertos com imagem digital, rádios com transmissão digital e o melhor: poder acompanhar nossos dignísssimos representantes no legislativo, executivo e judiciário 24h em alto e bom som, com imagem bem nítida para podermos fiscalizá-los, senão com certeza irão nos roubar...

  • Orlando, não sei se vc já viu a sky tá anunciando pra hj a entrada da warner e sony em hd ( e o warner antes do previsto, que ia ser em 2011), grande noticia pra quem e fãs de series

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago