Categories: Uncategorized

Tocando na ferida

Estou começando a gostar do novo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Pelo menos, parece ser sincero e – na comparação com seus antecessores – diz coisa com coisa. Em entrevista à Folha de São Paulo de hoje, ele não foge da questão crucial para quem ocupa o cargo: a concessão de emissoras de rádio e televisão a políticos. “É o Congresso que autoriza. Então, me parece claro que o congressista não pode ter concessão, para não legislar em causa própria. Os políticos já têm espaço garantido na televisão, nos programas eleitorais”. Simples como 2 + 2 = 4, não?

Claro, o próprio ministro reconhece que é praticamente impossível mudar isso, porque depende de uma votação do próprio Congresso. Mas deixa uma porta aberta: “A Constituição diz que políticos não devem ser donos de radiodifusão”. O problema é que, como vários itens constitucionais, esse é um que não foi regulamentado, evidentemente porque não interessa aos políticos. É bom lembrar que entre eles incluem-se figuras como Sarney, Jader Barbalho, Collor, ACM e por aí vai. Bernardo promete lutar pelo marco regulatório das telecomunicações, o que já é um avanço em relação ao que acontece no País desde que a televisão foi inventada.

Posso estar sendo ingenuo, mas acredito na sinceridade do ministro. Mas esse tipo de mudança só sai com muita – mas muita mesmo – pressão da sociedade. Vamos começar já!

Em tempo: a maior parte da entrevista pode ser lida aqui.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

5 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

1 mês ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago