Categories: Uncategorized

Agora tem que pagar!

Como se tivessem combinado, Apple e Google anunciaram quase simultaneamente seus novos planos para cobrança dos conteúdos acessados. Agora, vai custar mais caro fazer, por exemplo, assinatura de um jornal ou revista para ler no iPad. A Apple vai ficar com 30% do valor pago, e se a editora não quiser aumentar o preço terá que se contentar com 70%. Já a Google vem com menos sede a esse pote: cobrará “apenas” 10%.

No momento em que os principais veículos de comunicação do planeta montam esquemas para cobrar pelo seu conteúdo online, essa postura das duas empresas mais importantes do setor pode virar o jogo. Talvez Steve Jobs já soubesse de tudo isso quando lançou o iPad e deixou que todo mundo criasse seus aplicativos; talvez não. O fato é que o tablet é um sucesso tão avassalador que Jobs está não apenas com a faca e o queijo, mas também a goiabada e todos os demais pratos da mesa nas mãos. Quem quiser brincar com ele, agora, vai ter que aceitar as regras do dono da bola (e olhem que o homem está doente, trabalhando de casa e decidindo as coisas pelo telefone…)

Por incrível que pareça, a Google pode ser a salvação dos jornais e revistas. Com o Android crescendo como está, e o enorme poder que já tem através de seu mecanismo de buscas, a empresa pode ser uma boa opção à Apple, e cobrando um “pedágio” menor. Resta saber agora como irão reagir os grandes jornais e revistas. Quem já leu uma revista pelo iPad sabe bem a força dessa mídia; se os tablets com Android e Windows 7 conseguirem passar a mesma experiência, talvez o jogo mude.

Mas não é o que parece.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Como o Kindle o e-reader da Amazon ele poderia ser usado para vender edicoes digitais de jornais e revistas. .Conteudo pago e gratuito de midias para iPad.Os efeitos do iPad sobre as empresas de midia se estendem bem alem da sua tela.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

5 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago