Como se tivessem combinado, Apple e Google anunciaram quase simultaneamente seus novos planos para cobrança dos conteúdos acessados. Agora, vai custar mais caro fazer, por exemplo, assinatura de um jornal ou revista para ler no iPad. A Apple vai ficar com 30% do valor pago, e se a editora não quiser aumentar o preço terá que se contentar com 70%. Já a Google vem com menos sede a esse pote: cobrará “apenas” 10%.

No momento em que os principais veículos de comunicação do planeta montam esquemas para cobrar pelo seu conteúdo online, essa postura das duas empresas mais importantes do setor pode virar o jogo. Talvez Steve Jobs já soubesse de tudo isso quando lançou o iPad e deixou que todo mundo criasse seus aplicativos; talvez não. O fato é que o tablet é um sucesso tão avassalador que Jobs está não apenas com a faca e o queijo, mas também a goiabada e todos os demais pratos da mesa nas mãos. Quem quiser brincar com ele, agora, vai ter que aceitar as regras do dono da bola (e olhem que o homem está doente, trabalhando de casa e decidindo as coisas pelo telefone…)

Por incrível que pareça, a Google pode ser a salvação dos jornais e revistas. Com o Android crescendo como está, e o enorme poder que já tem através de seu mecanismo de buscas, a empresa pode ser uma boa opção à Apple, e cobrando um “pedágio” menor. Resta saber agora como irão reagir os grandes jornais e revistas. Quem já leu uma revista pelo iPad sabe bem a força dessa mídia; se os tablets com Android e Windows 7 conseguirem passar a mesma experiência, talvez o jogo mude.

Mas não é o que parece.

1 thought on “Agora tem que pagar!

  1. Como o Kindle o e-reader da Amazon ele poderia ser usado para vender edicoes digitais de jornais e revistas. .Conteudo pago e gratuito de midias para iPad.Os efeitos do iPad sobre as empresas de midia se estendem bem alem da sua tela.

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