Categories: Uncategorized

Google vai brigar com iTunes

Foi uma inconfidência do presidente da Motorola, Sanjay Jha, durante o Mobile World Congress, esta semana em Barcelona. Mas não teve jeito: nos dias de hoje, basta uma frase solta para cair no redemoinho da web e… tchau. Jha tentou consertar, mas o fato é que a Google prepara mesmo um serviço para concorrer com o iTunes, da Apple, e a novidade deve vir junto com o lançamento do tablet Xoom, da Motorola, previsto para março. Será o primeiro aparelho com o sistema operacional Honeycomb, variação do Android para tablets, já anunciado na última CES.

Como se sabe, a Google elegeu primeiro a Microsoft como “inimiga número 1”, e ganhou. Agora, o alvo é a Apple, um adversário bem mais complicado, considerando que iPhone, iPod e iPad são, de longe, os líderes mundiais em suas respectivas categorias. E a loja iTunes é, simplesmente, a maior do mundo em venda de música e filmes. Mesmo assim, a Google aposta na sua força, que inclui um sistema operacional aberto, como o Honeycomb (também chamado “Android 3.0”), capaz de ser acessado via qualquer aparelho, ao contrário da filosofia Apple, que é ter tudo apenas nos aparelhos da marca. Pelo que vazou em Barcelona, segundo o site Ars Technica, a Google finaliza os detalhes relativos à entrega de conteúdo. Em vez de pagar por música baixada, como na iTunes, o usuário faria uma assinatura anual, ao custo de 25 dólares, mas não para download, apenas para streaming, ou seja, poderá ouvir quantas músicas quiser (e até enviar os links a amigos), mas não baixá-las em seu computador.

Por sinal, a Apple também trabalha num serviço de streaming. A ideia é que o usuário da iTunes ouça as músicas ou assista aos filmes on-the-go, ou seja, em qualquer lugar onde esteja, usando iPhone, iPod ou iPad, sem ter que necessariamente baixar os arquivos no aparelho.

Essa briga está ficando cada vez mais interessante.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago