Categories: Uncategorized

Coreanos brigam pelo 3D

Acabo de escrever um livro sobre determinados personagens da História da tecnologia (o lançamento será em abril), e uma das coisas que ficam claras ao estudar o assunto é que toda inovação só se transforma em sucesso de mercado quando há uma padronização. E esta pressupõe algum tipo de entendimento entre os fabricantes, que são os detentores das patentes. O DVD talvez seja o melhor exemplo: foi um êxito mundial porque todas empresas concordaram em seguir as normas definidas pelo antigo DVD Consortium. Já o Blu-ray foi seriamente prejudicado pela “guerra” com o HD-DVD, lembram-se? Agora, parece que o mesmo se repete com a tecnologia 3D.

Segundo o site Korea Real Time, os dois maiores fabricantes de TVs da atualidade – as coreanas Samsung e LG – estão em lados opostos na evolução dessa tecnologia. A LG acaba de lançar comercialmente na Ásia os TVs que utilizam processamento de imagem FPR (Film-Patterned Retarder), exibidos num evento em São Paulo na semana passada (devem sair aqui em breve). Basicamente, aplica-se sobre a tela uma película especial com sensores que se comunicam com óculos polarizados do tipo passivo (sem bateria), bem mais leves e mais baratos. Segundo a LG, esse processo permite até mesmo assistir às imagens deitado no sofá, como muitos gostam de ver televisão. A empresa acrescentou esse detalhe a sua campanha publicitária, ao lançar o produto na Coreia. E foi nisso que o pessoal da Samsung se pegou para criticar a concorrente.

“O efeito 3D simplesmente não funciona quando se está deitado”, comentou Kim Hyun-suk, vice-presidente da empresa. “Ao contrário, faz a pessoa ficar ainda mais tonta”. Num comunicado, a LG retrucou: “De fato, isso é verdade quando se trata de óculos ativos. Perde-se o efeito tridimensional quando se vira a cabeça. Mas a tecnologia FPR é uma evolução do 3D. Com ela, o usuário continua percebendo o efeito, independente do ângulo em que estiver olhando a tela”.

Quem está com a razão? Provavelmente, teremos que esperar algum tempo para ter certeza. O fato é que toda vez que empresas líderes em tecnologia divergem dessa forma quem sai prejudicado é o consumidor.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Caro Orlando, eu fui ver pessoalmente o modelo da Lg que usa óculos passivos e o melhor, todo o conteúdo passado pela tv passa por um processamento que transforma qualquer conteúdo em 3D e a sensação é extremamente realista do 3D, inclusive quando fui ver outro modelo menor, em outra parte da loja, a 1 em que vi ( a mais de 5m de distância ) vi perfeitamente, e ainda melhor da sensação do 3D.
    Ao meu ver, é perfeitamente aceitável, tanto como a profundidade do 3D quanto ao seu preço, e o melhor, a capacidade da tv transformar qualquer sinal 2D em 3D com apenas 1 clique do controle remoto, recomendo aos que procuram um tv desse uma observação a ser levada muito em consideração

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago