Categories: Uncategorized

5 maneiras de se conectar

Yvonne Di Vitta é uma empresária americana do setor de mídia. Possui uma pequena empresa de assessoria em comunicação empresarial. Parte de seu trabalho é dar treinamento a executivos. Voltando de uma conferência em Toronto (Canadá), na semana passada, ela enumerou pequenas dicas para quem – como ela – precisa saber se relacionar; no mundo de hoje, isso significa também saber se conectar pelas várias mídias existentes e usá-las de maneira apropriada.

Separei o que Yvonne sugere fazer e o que ela expressamente NÃO SUGERE, pelo menos para quem pretende cultivar bons relacionamentos:

Recomendado:

1 – Sorrir sempre que possível; sorrisos atraem as pessoas.

2 – Fazer anotações sobre o que a outra pessoa está falando; isso mostra que você dá valor a ela.

3 – Exercitar a prática do aperto de mão: continua sendo a forma mais aceita de cumprimento e reforça o relacionamento.

4 – Fazer contato visual (olho no olho), mas sem parecer que está “examinando” a pessoa.

5 – Ter sempre à mão um cartão de visitas; e acostumar-se a pedir (e guardar) cartões das pessoas com quem você se relaciona.

Não recomendado:

1 – Fingir que não vê alguém que queira conversar com você durante um evento. Pior ainda: virar o rosto para o outro lado, ou bocejar…

2 – Olhar no relógio enquanto a pessoa fala; responder apenas com monossílabos; dar a entender que o assunto não lhe interessa.

3 – Falar demais, falar sem parar sobre seu produto ou sua empresa, sem dar chance da outra pessoa retrucar.

4 – Ouvir seu interlocutor sem interesse, só porque ele representa uma empresa menor, sem potencial para se tornar um “cliente”.

5 – Fingir que você está interessado até o momento em que a pessoa se identifica como… jornalista ou, pior ainda, blogueiro!!! Mudar o tom da conversa nessa hora pode significar a perda de milhares de contatos.

Em tempo: Yvonne De Vitta é também blogueira. Se você acha que suas dicas podem ser úteis, acesse mais aqui.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago