Yvonne Di Vitta é uma empresária americana do setor de mídia. Possui uma pequena empresa de assessoria em comunicação empresarial. Parte de seu trabalho é dar treinamento a executivos. Voltando de uma conferência em Toronto (Canadá), na semana passada, ela enumerou pequenas dicas para quem – como ela – precisa saber se relacionar; no mundo de hoje, isso significa também saber se conectar pelas várias mídias existentes e usá-las de maneira apropriada.
Separei o que Yvonne sugere fazer e o que ela expressamente NÃO SUGERE, pelo menos para quem pretende cultivar bons relacionamentos:
Recomendado:
1 – Sorrir sempre que possível; sorrisos atraem as pessoas.
2 – Fazer anotações sobre o que a outra pessoa está falando; isso mostra que você dá valor a ela.
3 – Exercitar a prática do aperto de mão: continua sendo a forma mais aceita de cumprimento e reforça o relacionamento.
4 – Fazer contato visual (olho no olho), mas sem parecer que está “examinando” a pessoa.
5 – Ter sempre à mão um cartão de visitas; e acostumar-se a pedir (e guardar) cartões das pessoas com quem você se relaciona.
Não recomendado:
1 – Fingir que não vê alguém que queira conversar com você durante um evento. Pior ainda: virar o rosto para o outro lado, ou bocejar…
2 – Olhar no relógio enquanto a pessoa fala; responder apenas com monossílabos; dar a entender que o assunto não lhe interessa.
3 – Falar demais, falar sem parar sobre seu produto ou sua empresa, sem dar chance da outra pessoa retrucar.
4 – Ouvir seu interlocutor sem interesse, só porque ele representa uma empresa menor, sem potencial para se tornar um “cliente”.
5 – Fingir que você está interessado até o momento em que a pessoa se identifica como… jornalista ou, pior ainda, blogueiro!!! Mudar o tom da conversa nessa hora pode significar a perda de milhares de contatos.
Em tempo: Yvonne De Vitta é também blogueira. Se você acha que suas dicas podem ser úteis, acesse mais aqui.
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