Categories: Uncategorized

Nosso ex-amigo IPEA

Até meses atrás, o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas) era uma referência para o governo. Toda vez que algum ministro – ou o próprio presidente – queria validar uma decisão polêmica, citava um estudo do órgão, como se este fosse acima de qualquer suspeita. De fato, trata-se de um dos principais centros de estudos que temos no país, com profissionais de alto nível e (até onde sei) independentes para fazer o seu trabalho.

Mas, de repente, não mais que de repente, parece que as coisas não são bem assim. O último estudo do IPEA sobre a situação dos aeroportos brasileiros em preparação para a Copa de 2014 (vejam aqui a íntegra) caiu como uma bomba no Palácio do Planalto, que nem tinha sido avisado a respeito (claro, se tivesse, mandaria suspender a publicação). Como tantos outros estudos do Instituto, esse confirma o que todos já sabemos: a situação dos aeroportos é simplesmente desastrosa, e tende a ficar pior à medida que a Copa se aproxima. Há ingerências de todo tipo, contas mal explicadas (vetadas inclusive pelo Tribunal de Contas da União), problemas com o Ibama, cartolas de futebol querendo tirar sua casquinha… Tudo isso está ali, claro como água pura, num relatório recheado de números que os pesquisadores do IPEA levaram meses para coletar. E números, como se sabe, não mentem. Agora, o Planalto tenta desqualificar o estudo como se não fosse do IPEA, e sim de um de seus pesquisadores, em caráter pessoal (leiam aqui). Essa é boa…

Bem, mas por que cito aqui esse assunto, que pouco ou nada tem a ver com tecnologia. Primeiro, para defender o IPEA, órgão que já fez importantes análises sobre o mercado de telecom, com dados que deveriam ser melhor aproveitados pelas empresas e pelo próprio governo (se este quisesse). Sim, durante parte do governo Lula tentaram cooptar seus técnicos para a “causa socialista”, com seu ex-presidente, Marcio Pochmann, servindo de “camarada”. Mas, felizmente, esse tempo passou. E, pensando bem, vai ver que é por isso mesmo: o atual governo, como o anterior, está forrado de gente que detesta ouvir verdades. Como já dizia o falecido senador Jefferson Peres, “a verdade é a maior inimiga dos canalhas”.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 dias ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

4 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago