Categories: Uncategorized

Philips dá adeus aos TVs

Antes do que se previa, confirmou-se ontem a saída da Philips do segmento de televisores. Uma das marcas mais tradicionais da História – e certamente referência para muitos usuários pelo mundo afora, quando se trata de TVs – comunicou oficialmente um acordo com a chinesa TPV, maior fabricante de displays do mundo. Ambas estão constituindo uma joint-venture (70% TPV, 30% Philips), que terá o direito de usar a célebre marca durante cinco anos.

Mas não no mundo inteiro. O acordo cobre principalmente o mercado europeu, onde os prejuízos nos últimos anos vêm sendo inadmissíveis para os acionistas do grupo holandês. Afinal, por décadas e décadas a empresa foi líder do segmento na Europa. A joint-venture não poderá, pelo menos de início, atuar nos dois maiores mercados do mundo (EUA e China), além de Canadá, Índia e mais alguns países sul-americanos, ainda não confirmados. Sei que a maioria dos leitores já deve estar se perguntando se o Brasil está nessa lista. Aparentemente sim, embora não haja palavra oficial a respeito.

Abandonar o mercado brasileiro a essa altura significaria abrir mão de um enorme potencial de vendas, embora a Philips – assim como os fabricantes japoneses – esteja sofrendo perdas irreparáveis de market-share devido à agressividade das coreanas LG e Samsung. Vale a pena continuar lutando essa batalha inglória? Qual será o custo disso? Há possibilidade de reverter o quadro, talvez sacrificando as margens de lucro? É sobre essas questões que a direção do grupo está debruçada neste momento. As respostas não são fáceis.

Algumas pistas podem ser conferidas neste artigo e também nestas reportages do Estadão e de O Globo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs Miniled e a questão do brilho

  Semanas atrás, comentávamos aqui sobre os exageros dos fabricantes na especificação de luminosidade das…

2 dias ago

Panasonic, quase dizendo adeus

                  O que se pode depreender quando…

4 semanas ago

DeepSeek e a nova Guerra Fria

  Antes até do que se previa, a Inteligência Artificial está deixando de ser uma…

4 semanas ago

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 mês ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 mês ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 meses ago