Categories: Uncategorized

Gente fina é outra coisa…

Lembro que certa vez, viajando de trem pelo Japão, me surpreendi com uma discreta placa no vagão: “Por favor, seja discreto ao falar pelo celular”. Nem precisava: japonês já é discreto por natureza; talvez a placa se destinasse mais a turistas como eu, que ousam desrespeitar a discrição nipônica.

Lembrei dessa história hoje ao receber de meu amigo André Machado, via Facebook, notícia publicada no Yahoo News sobre uma senhora americana que foi retirada à força de um trem porque incomodava os demais passageiros gritando ao celular. Acreditem: a fulana conseguiu ficar conversando durante nada menos do que 16 horas, ou seja, toda a viagem. Não só recusou os pedidos para desligar seu aparelho como ainda destratou as pessoas que viajavam no mesmo trem. Como se diz por aqui, “armou um tremendo barraco”. Acionada, a polícia recolheu a, digamos, dama numa das estações e levou-a direto à cadeia.

Detalhe: o vagão era do tipo “quiet car”, criado nos EUA justamente para pessoas que gostam de sossego em viagens longas. Nesse tipo de vagão, o uso de celular é simplesmente PROIBIDO. Dona tagarela sabia, portanto, que ali não era lugar para conversar, muito menos aos berros. Quantas pessoas você já encontrou que fazem coisas semelhantes? E não só no trem, mas no elevador, na fila do cinema ou até em reuniões e salas de aula? Vejam no vídeo o que faz um professor com o celular de um aluno… Que inveja dos japoneses!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago