Categories: Uncategorized

Ninguém quer estudar T.I.

Na mesma semana em que tivemos o inacreditável caso do livro que ensina português errado a estudantes de escolas públicas, com financiamento do próprio Ministério da Educação, foi divulgado um impressionante estudo da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação). Revela um dos aspectos mais preocupantes desse mercado atualmente: de um total de 460 mil vagas oferecidas por faculdades ligadas à área de Tecnologia da Informação, somente 85 mil estudantes concluem os cursos.

Há várias razões para esse grau de evasão, mas as principais, segundo Sergio Sgobbi, diretor da entidade, seriam a falta de base em matemática e de perfil para a carreira. O Brasil investe em educação básica cinco vezes menos do que a média dos países europeus, mas gasta 20% mais na educação superior. Não é à tôa, portanto, que o déficit de profissionais qualificados no setor de T.I. é estimado em 92 mil para este ano e – se tudo correr bem – 200 mil em 2013.

Ou seja, de pouco (ou nada) adianta criar mais e mais faculdades para ensinar tecnologia a quem mal sabe fazer contas. E, estendendo o raciocínio ao ensino do Português, é inútil querer estimular a leitura em quem aprende, desde cedo, que falar errado não é problema.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago