Categories: Uncategorized

Durma-se com esse barulho…

Quando se pensava que a questão dos padrões de conexão para aparelhos eletrônicos já estava mais ou menos resolvida, com a quase hegemonia do HDMI, eis que estão inventando mais um. Minto: são três novas propostas, apresentadas por grupos diferentes de indústrias, cada qual defendendo que o seu é melhor. Ou seja, nenhuma novidade. Deixando de lado o fato de que HDMI é um padrão em constante mutação (estamos atualmente na versão 1.4, também chamada “High Speed”) e que a toda hora surgem reclamações sobre incompatibilidades entre produtos com esse tipo de conector, nossa obrigação é procurar entender as mudanças sugeridas. Vou tentar explicar, com a ajuda de meu amigo Cristiano Mazza, da Discabos, um dos papas da matéria no Brasil.

1) Tivemos no ano passado o lançamento do padrão HDbaseT, que permite utilizar os conhecidos cabos de rede (Cat5 e Cat6) e os conectores RJ45 para trafegar todo tipo de sinal, incluindo áudio, vídeo 3D e até energia elétrica. Sony, LG e Samsung são as três maiores empresas por trás da ideia, mas as especificações ainda não foram oficializadas.

2) No início deste ano, a Sony apresentou uma nova proposta, chamada DiiVA (Digital Interactive Inteface for Video & Audio), cuja maior vantagem seria permitir redes domésticas com um único tipo de cabo e conector, que substituiria os atuais HDMI, USB, RJ45 etc. Displays, players, computadores e dispositivos móveis poderiam se comunicar em duas vias. De novo, Sony, LG e Samsung lançaram a ideia, só que agora apoiada por outros gigantes, como Panasonic e Toshiba.

3) Nessa sopa de letrinhas, o mais novo ingrediente é o padrão G.hn, de autoria de donas Intel e Panasonic, referendado pela UIT (União Internacional de Telecomunicações) e pelos consórcios Broadband Forum (que dita as normas em conexões de banda larga) e HomeGrid Forum (dedicado à integração entre as atuais redes baseadas em cabos coaxiais e as redes do tipo PowerLine, que usam linhas elétricas para transmitir sinais de áudio, vídeo, voz e dados).

Como viram, passei todos os links a quem quiser se aprofundar no estudo de cada uma dessas maravilhas. Mas não aconselho. Como diz Cristiano, é uma bela bagunça! Impressionante como a indústria de tecnologia se divide quando o assunto é conexão. O próprio Cristiano, como fabricante, se confessa perplexo com tantas possibilidades, a tal ponto que interrompeu temporariamente o desenvolvimento de novos projetos, até que a coisa fique mais clara. Faz bem. Não dá para apostar em nenhuma das três alternativas acima, e pode até surgir uma quarta – sem falar que o consórcio HDMI Licensing está aí a todo vapor, e pode perfeitamente lançar suas versões 1.5, 1.6 e assim por diante.

Quem consegue dormir com todo esse ruído?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Pois é, quando o Brasil mudou os conectores das tomadas para um padrão puramente brasileiro (ou brasiliano?), todo mundo caiu de pau.

    O mesmo está acontecendo com a Banda Larga no Brasil, em outro contexto, para que haja uma melhora, (é o mínimo que eu posso dizer) nas transmissões seja via rádio seja via cabo.

    É vergonhoso o que estas teles estão fazendo com os consumidores e ninguém parece se dar conta disto, não é mesmo?

    Gostaria que analisasse este imbróglio como se fosse algo do governo.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago