Categories: Uncategorized

Vem aí a guerra dos óculos

Nesta quarta-feira, a LG apresentou em Los Angeles a nova linha de TVs 3D com óculos passivo (veja aqui um vídeo). E amanhã, quinta, faz o mesmo em São Paulo. É a grande aposta da empresa para liderar o mercado mundial desse tipo de TV, enfrentando sua maior concorrente, a Samsung. Já vimos demonstrações do produto no ano passado, na IFA, e também em março último, no Brasil, mas agora a LG prepara-se para colocar os aparelhos nas lojas – provavelmente em julho.

Os TVs 3D passivos adotam uma tecnologia chamada FPR (Film Patterned Retarder), que na verdade é uma película aplicada sobre o display, cujas informações são lidas por sensores instalados dentro do próprio aparelho. Estes é que fazem a decodificação dos sinais paralelos (para cada olho), gerando o efeito tridimensional. A principal diferença para os modelos atuais é que, nestes, o decodificador está dentro do óculos – daí por que são chamados “ativos”. A LG, assim como outros fabricantes, identificou nos óculos a maior barreira para a popularização da tecnologia 3D. Pesados, caros e desconfortáveis, eles criam uma rejeição por parte do usuário.

Os óculos passivos são semelhantes àqueles de cinema: leves, práticos, bem menos incômodos e, principalmente, mais baratos. A LG promete vendê-los a partir de julho por menos de R$ 50, quando os ativos não custam menos do que R$ 350!

Mas, será que a qualidade das imagens é melhor? Difícil falar com base apenas em demonstrações feitas pelos fabricantes. Há defensores das duas tecnologias. Alguns dizem, por exemplo, que o padrão passivo corta a resolução da imagem pela metade; por outro lado, permite ângulo de visão lateral mais amplo, o que é essencial para preservar o envolvimento em 3D. Enquanto LG e Philips defende o modelo passivo, Sony e Samsung alinham-se em favor do ativo.

Ou seja, deveremos ter mais uma “guerra de formatos”, agora em torno dos óculos, não propriamente dos aparelhos. Em breve, vamos poder testar a novidade e comparar as duas opções. Aguardem.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago