Categories: Uncategorized

Onde está (mesmo) o problema

Numa curta de entrevista (cerca de 13 minutos), o economista e professor Paulo Rabello de Castro resumiu anteontem aqueles que, a meu ver, são os problemas centrais da economia brasileira hoje. A anunciada proposta de eliminar a cobrança de PIS, Cofins e ICMS, implantando em seu lugar uma taxação sobre o faturamento das empresas, mereceu de Rabello a seguinte definição: “rematada estupidez”. Com a autoridade de quem já trabalhou no governo e ganha a vida dando consultoria a empresas do mundo inteiro, o economista lembra que tributar o faturamento é “coisa de país subdesenvolvido”.

Não sou economista, mas parece claro, como diz Rabello, que faturamento não é sinônimo de lucratividade. Uma empresa pode faturar bilhões e estar à beira da falência; ou faturar apenas milhares e ser sólida. Qualquer pessoa que já teve uma empresa, até mesmo um profissional liberal, sabe disso. O imposto, para ser justo, tem que recair sobre quem lucra mais. No Brasil, no entanto, taxa-se com base no faturamento e na folha salarial, o que é o maior desestímulo à geração de empregos. Por isso é que o prof. Rabello está propondo extinguir esses tributos e substituí-los por um único, a recair sobre o lucro das empresas, ou seja, faturamento menos custo operacional.

Mais ainda: no que se refere à tecnologia, Rabello acha que desonerar a produção de equipamentos e serviços (especialmente telecom) é a melhor maneira de estimular a expansão do setor; claro, incentivando também a concorrência. Com isso, as empresas (de todos os setores) gastariam menos e a economia cresceria mais rápido. Tudo isso é tão simples, não? Precisa ser economista para saber?

Quem quiser assistir à entrevista em vídeo, é só acessar o Convergência Digital.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago