Categories: Uncategorized

Uma cidade sustentável


Com todas as notícias ruins que têm vindo do Japão, é interessante saber que pelo menos algumas empresas não estão paradas esperando que a crise vá embora. O esforço por lá é heróico, mesmo com os anúncios de demissões e fechamento de fábricas. Exatamente por isso, me chamou atenção uma reportagem publicada no site americano CE Pro, que é dedicado a profissionais de projetos e instalação. Com riqueza de detalhes, o texto e as fotos documentam o que está sendo chamado SST (Sustainable Smart Town), na cidade de Fujisawa, próxima a Tóquio. Trata-se de uma iniciativa de nove empresas, entre elas a Panasonic, com o objetivo de construir uma cidade para aproximadamente 3.000 pessoas morarem e/ou trabalharem.

Como o nome já diz, não será uma cidade comum. Aproveitaram o terreno onde antes havia uma fábrica da Panasonic (desativada) e estão erguendo ali casas e prédios sob a filosofia do “sustentável”. Vejam algumas características do local (a maquete aparece acima):

*Todas as construções terão painéis solares e modernas baterias de uso doméstico;

*Todas terão espaço extra (o que no Japão é raro) para abrigar dispositivos de armazenamento de energia;

*Cada casa ou edifício terá uma garagem equipada (foto abaixo) com carregador elétrico para alimentar os automóveis, que não poderão usar combustíveis fósseis;

*Uma central de controle irá conectar todas as casas e manter os habitantes informados sobre o consumo de energia e cuidados ambientais;

*Casas e escritórios serão equipados também com displays para gerenciar o uso inteligente de água, luz e ar-condicionado;

*Na praça central da “cidade”, um grande display será instalado para fornecer a todos, em tempo real, dados de energia e sustentabilidade da SST.

“Depois do grande terremoto de março, aumentou a preocupação em produzir e conservar energia limpa”, diz um comunicado da empresa (vejam aqui outras imagens). O cronograma prevê inauguração em março de 2014 e ocupação total em 2018, a tempo dos festejos de 100 anos de fundação da Matsushita Electric Co. (hoje Panasonic). Enquanto as autoridades japonesas decidem se vão ou não desativar as usinas nucleares, como já fez a Alemanha, a população vai poder pelo menos experimentar como é viver numa cidade assim – a cidade dos sonhos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago