Categories: Uncategorized

Os novos planos da Net

São Paulo e Rio são as duas primeiras cidades a receber hot-spots da Net. A operadora criou uma estratégia interessante para explorar sua extensa rede de fibra óptica, hoje espalhada por centenas de cidades. O esquema baseia-se num pequeno roteador WiFi instalado no poste onde já estão o cabo e demais acessórios que atendem aos assinantes das proximidades. Um roteador desses permite levar o sinal, sem fio, para dezenas de casas ao mesmo tempo. Mas a estratégia é cobrir locais como bares, restaurantes e lojas de grande movimento – que, aliás, nem precisam autorizar o serviço. Como este é gratuito, a Net pensa em oferecê-lo como uma espécie de cortesia ao assinante – sim, você precisa ser assinante Virtua para usá-lo e, ao entrar no hot-spot, identificar-se com nome de usuário e senha. Segundo o site Pay-TV, já são mais de 500 hot-spots desse tipo instalados apenas em São Paulo.

Ainda não conversei com a Net a respeito, mas sei que a operadora – assim como sua maior concorrente, a Sky – trabalha sério para expandir seus serviços. O video-on-demand Now já está disponível em seis capitais (SP, RJ, BH, Porto Alegre, Curitiba e Brasilia) e pode se transformar num sucesso até mais rápido que a Netflix. Enquanto esta dependerá da banda larga disponível na casa do assinante, os conteúdos do Now chegam pela própria rede de cabo, como mais um canal HD. É de se esperar, portanto, que tanto a qualidade do sinal quanto sua estabilidade sejam perfeitas.

Leio ainda no Pay-TV que a Net está testando um serviço de streaming do tipo “TV Everywhere”, pelo qual o assinante pode acessar os canais não apenas em seu televisor de casa, mas em qualquer dispositivo que capte a internet, inclusive tablets e smartphones. A Globosat trabalha em algo semelhante, como já comentamos aqui. Em agosto, durante a feira e congresso da ABTA, deveremos saber mais detalhes a respeito.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

1 dia ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago