Categories: Uncategorized

3D vs. 3D: quem ganha?

A disputa de marketing entre os fabricantes de TVs 3D vai assumindo ares de campeonato de futebol – para não dizer “guerra mesmo”. Esta semana, a LG divulgou nos EUA um estudo encomendado à empresa de pesquisas Morpace indicando que 4 de cada 5 consumidores preferem a tecnologia de óculos passivo. E estampou o resultado em enormes anúncios de jornal (ao lado). Segundo o fabricante, a consulta foi feita num esquema de “teste cego”, ou seja, os entrevistados não sabiam que marca de TV estavam analisando. Foram confrontados, primeiro, modelos da própria LG e da Samsung, que adota óculos ativo; depois, a comparação foi entre LG e Sony, também defensora da tecnologia ativa. E, em ambos os casos, ganhou o produto da LG.

Segundo a revista especializada Twice, Mike Abary, vice-presidente da Sony USA, ficou furioso com a divulgação desses dados e a publicidade em torno. Repetiu o que John Revie, da Samsung, já dissera: os TVs ativos estão vendendo seis vezes mais no mercado americano, ou seja, o consumidor que a LG mandou entrevistar não deve ser o mesmo… Os dois fabricantes sustentam que a imagem dos modelos passivos não é de alta definição, pois precisa ser dividida em duas para gerar o efeito tridimensional.

A edição de julho da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL traz na capa justamente o primeiro teste prático do gênero realizado no Brasil, entre TVs LG e Samsung. Sinceramente, não se pode afirmar, de modo taxativo, que este é melhor do que aquele; cada um se revelou melhor em determinados aspectos. É importante lembrar que, para uma boa reprodução em 3D, não conta apenas a resolução de imagem (nesse ponto, ganhou o Samsung). Nossa equipe teve que considerar também questões como profundidade, ângulo de visão (vertical e horizontal), conforto no uso do óculos, nível de contraste, grau de imersão etc.

Como quase sempre acontece nesses casos, o próprio usuário pode tirar a dúvida antes de se decidir. Sugiro que visite algumas lojas, sem dar muita atenção ao que dizem os vendedores. Antes disso, o teste da revista pode ser um bom roteiro para ajudar na decisão final.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Adquiri recentemente TV SONY 52" HX-905 3D + BLU-RAY 3D e estou MUITO SATISFEITO com a resolução de imagem oferecida pelo equipamento.
    Sou fã da marca SONY e não troco por nenhuma outra.

  • eu sou assinante da revista HT, e, na minha opinião a revista fica sempre em cima do muro em comparações (é até compreensível uma vez que ela não quer ficar de saia justa com um ou outro fabricante).
    A revista mostra apenas o lado melhor de cada produto.
    Para nós consumidores o mais interessante seria que fosse uma avaliação mais contundente, afinal nós é que compramos a revista, apesar dos anunciantes.

  • Estou muito satisfeito com que a Sony vem oferecendo aos seus consumidores e não porque tenho uma preferencia maior pela marca mas sim pelo que nos é apresentado em cada um de seus produtos.

  • Orlando Barrozo, fiz a leitura da reportagem publicada na revista hometheater do comparativo das tecnologias das TVs 3D LG e Samsung entre o sistema passivo LG e Ativo Samsung.
    Existem dois pontos fundamentais que a reportagem desprezou e que é de insuma importância para o leitor, na minha opinião deveria ter informado um painel monstrando a pontuação de cada tecnologia comparada, assim, como vecês fazem nas tecnologias LCD-LED x PLASMA.
    Faltou informar os displays utilizados para exibir estas tecnologias.
    São LOCAL DIMMING ou EDGE-LIT?
    Abs. Dinaldo Campos.

    • Olá Dinaldo, os dois TVs usados na comparação são do tipo Edge-lit. Abs. Orlando

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

1 dia ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago