Categories: Uncategorized

iPhone ativa as casas inteligentes

Ainda não há perspectivas para os americanos saírem da recessão econômica, no curto prazo, mas alguns sinais estão deixando animados os profissionais do setor de sistemas eletrônicos residenciais. Uma pesquisa da empresa Berg Insight, divulgada esta semana, indica que o segmento chamado “smart home” está crescendo de forma surpreendente. Até o ano passado, estavam registradas apenas 440 mil construções desse tipo, número que subiu 32% nos últimos doze meses. A previsão é de chegar a 5,38 milhões delas por volta de 2015, com investimentos da ordem de US$ 9,5 bilhões.

Não sei como chegam a esse tipo de resultado, mas o fato é que várias tendências de mercado apontam nessa direção. Sim, o setor imobiliário continua quase inativo; praticamente, não se constroi nada de novo, ainda como efeito da crise das hipotecas de 2008. Segundo a revista especializada Electronic House, centenas de lojas especializadas e empresas de projetos fecharam as portas nos últimos dois anos. Mas há uma grande parcela de usuários disposta a investir em confortos domésticos, especialmente aqueles que já usufruem dos benefícios de tablets e smartphones. “O sucesso do iPhone e do iPad é uma bênção para o nosso segmento”, diz Alan Varghese, que coordenou a pesquisa.

Esse tipo de consumidor, diz ele, quer estender a praticidade dos aparelhos portáteis para o seu estilo de vida doméstico. Juntem-se a isso as campanhas de governos e prefeituras pela economia de energia e o esforço de operadoras como Comcast e Verizon para oferecer novos serviços além de telefone e TV por assinatura, e o quadro até que pode se alterar, pelo menos nesse segmento específico. Mais uma vez, pode estar na tecnologia o início do fim da crise.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago