Categories: Uncategorized

Web TVs: quase 20% do mercado

A mais recente pesquisa da consultoria GfK, divulgada hoje em São Paulo, fornece novos números sobre a evolução do mercado brasileiro (e também mundial) de TVs. A empresa, de origem alemã, atua em vários países e seus dados são úteis para comparar tendências. Você fazia ideia, por exemplo, de que a região Nordeste é hoje a que mais cresce nas vendas de TVs de tela fina (plasma e LCD)? Sim, no primeiro semestre de 2010, os nordestinos representavam apenas 1% de todo esse bolo; em 2011, saltaram para 4,8%.

O levantamento mostra ainda que os chamados web TVs caminham rapidamente para se tornarem maioria. Entre janeiro e junho, 17% dos aparelhos vendidos no país eram desse tipo (já ouvi no mercado números mais altos). Por sua vez, os TVs 3D ainda representam apenas 4% das vendas, o que a meu ver é absolutamente natural. Há uma certa ansiedade – e não só no Brasil – pela popularização do 3D, que vai contra toda a história da indústria. Nenhuma tecnologia sofisticada conquistou hegemonia em tão pouco tempo (os TVs 3D têm pouco mais de um ano de vida). E ainda vai levar um bom tempo até que o usuário médio perceba a vantagem de colocar os tais óculos.

Já o caso dos TVs com acesso à web é bem diferente. No Japão, diz a GfK, 50% dos aparelhos vendidos são dessa categoria; aqui, podemos estimar que até início de 2012 estaremos na mesma proporção. Ao ver uma demonstração desses TVs, qualquer consumidor sente-se atraído pela enorme quantidade de conteúdos disponíveis – e sem necessidade de qualquer conexão complicada. Se no passado havia dúvidas quanto ao fato das pessoas trazerem o computador para a sala, a tecnologia se encarregou de resolver a questão: o computador veio para dentro do TV.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago