Categories: Uncategorized

Samsung reage contra a Apple

A Samsung conseguiu uma vitória, pelo menos parcial, em sua já histórica disputa contra a Apple. No início do mês, um tribunal da Alemanha atendeu pedido da empresa americana e proibiu a venda de tablets Samsung em vários países europeus, sob alegação de “roubo de patentes”. Na semana passada, a empresa coreana conseguiu liminar suspendendo a decisão e reiniciou as vendas no continente. Essa disputa é simbólica, porque envolve o único produto que, no momento, é capaz de roubar mercado do iPad – várias publicações especializadas já afirmaram isso a respeito do Galaxy Tab, tablet lançado pela Samsung no final do ano passado; por sinal, uma nova versão do aparelho está chegando ao Brasil este mês – leia aqui.

Na verdade, a briga entre as duas empresas já vem de alguns anos. O próprio Steve Jobs chegou a afirmar que a Samsung havia copiado o design do iPhone e mandou seus advogados processarem a concorrente por quebra de patentes; por sua vez, a Samsung acionou a Apple com a mesma alegação (a decisão final ainda não saiu). Curioso é que a Apple vem a ser um dos clientes da própria Samsung, que fornece componentes às montadoras chinesas de seus produtos.

Mas um fato recente pode causar uma reviravolta nesse imbroglio. A compra da Motorola Mobility pela Google, anunciada na semana passada, talvez tenha o poder de colocar as duas velhas inimigas do mesmo lado. Explica-se: a Samsung é, por enquanto, a maior divulgadora do sistema operacional Android, da Google, usado em seus smartphones e tablets. Com a união entre Microsoft e Nokia, que passa agora a usar o Windows Phone, a Samsung fica sendo líder mundial em dispositivos com Android – o que não é pouco. Só que, ao comprar a Motorola, a Google vira concorrente, e não mais aliada.

Não deve ter sido por outro motivo que, na semana passada, o chairman do grupo Samsung, Lee Kun-Hee, reuniu seus executivos em Seul para baixar uma ordem expressa: investir em software. Segundo o jornal coreano Joongang Daily, a orientação de mr. Lee é reforçar a posição do grupo na área de programas e aplicativos, ainda que para isso seja necessário comprar outras empresas. “Temos que fortalecer nossa competitividade, garantir melhores recursos humanos e procurar aquisições e fusões”, disse ele, segundo fontes do jornal. “Devemos prestar atenção ao fato de que o poder na área de T.I. está mudando, das empresas de hardware (como a Samsung) para as de software”.

Não citou o Google, mas nem precisava. A reunião aconteceu um dia depois do anúncio da Googlerola. De qualquer modo, são sábias palavras – embora talvez um pouco tardias. Há anos a Apple já provou que, para conquistar o mundo, é preciso saber unir hardware e software. Ah! Sim, e com muita atenção ao design.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago