Categories: Uncategorized

TVs 3D: curva ascendente

Pelo que todo mundo diz, os TVs 3D ainda não decolaram. Bem pouca gente, em quase todos os países, considera esse recurso essencial na hora de escolher seu novo TV. A falta de conteúdo e o desconforto com os óculos são geralmente apontados como os dois principais inibidores. Mas a mais recente pesquisa da empresa especializada DisplaySearch, divulgada na semana passada, mostra que isso pode mudar – e mais rápido do que se imaginava.

Segundo o levantamento, feito junto aos principais fabricantes asiáticos, no segundo trimestre deste ano as vendas de TVs 3D atingiram a casa dos 10% de todo o mercado mundial de LCDs (eram apenas 1,6% no final do ano passado). E a estimativa é de chegar a 20,9% nos primeiros três meses de 2012. Considerando a previsão superior a 300 milhões de televisores saindo das fábricas, teríamos cerca de 60 milhões de TVs 3D, o que definitivamente não é pouca coisa.

Contribuem para esse crescimento, dizem os pesquisadores, várias iniciativas tomadas pelos fabricantes, que enxergam na tecnologia 3D uma forma de “rejuvenescer” o segmento e retomar, pelo menos em parte, suas margens de lucro. Por exemplo: para quem comprar TVs de 240Hz, mais caros que os de 60 e 120Hz (estes são a maioria), está sendo oferecido desconto de até 50% no valor dos óculos ativos. Já os fabricantes chineses de TVs com óculos passivos partiram para outra estratégia: substituir o painel interno de backlight, do tipo LED, pelos antigos painéis CCFL, de lâmpadas fluorescentes, conseguindo assim praticar preços mais baixos. Segundo a DisplaySearch, esse tipo de TV está fazendo muito sucesso na China.

Outra providência que certamente ajuda a vender os TVs 3D é ressaltar, no ponto de venda, a conversão 2D-3D. Como há mesmo pouquíssimo conteúdo original em 3D, a saída é mostrar ao consumidor que ele pode assistir até mesmo a sua novela ou seu jogo de futebol tradicional em três dimensões.

Vamos ver se as previsões se confirmam. A propósito, um guia completo para entender a tecnologia 3D pode ser encontrado neste hot site.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

1 dia ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago